Dnit vai instalar mais de
mil radares em estradas federais
O acordo foi fechado
após uma ação do Ministério Público Federal contra a decisão do governo de
suspender a instalação de novos radares em estradas federais. A suspensão foi
uma ordem do presidente Jair Bolsonaro que disse:
“Por que nossa
preocupação é acabar com isso? Primeiro que é a indústria da multa, é para
meter a mão no teu bolso, nada mais, além disso,”.
A juíza disse que os radares são um dos principais
instrumentos de controle de velocidade a salvar vidas, diante da grande
imprudência de muitos motoristas no Brasil, e da falta de respeito às
velocidades impostas.
Muito bem. Para quem viaja de carro por todo o Brasil, como
eu faço, encontra estradas onde as velocidades baixam de 80 km por hora para 30
km por hora em poucos metros.
Se a colocação de radares em estradas abaixo de 60
quilômetros por hora for para a alegada segurança, então o correto seria
colocar lombadas físicas e não radares para multar.
Para que os motoristas possam realmente abaixar a velocidade,
a lombada física é, com certeza, muito mais eficiente, pois evita que os
motoristas possam trafegar em alta velocidade, o que o radar não impede.
Esta mais do que evidente que a alegada segurança feita por
radares, nada mais é do que uma grande fábrica de multas, com verdadeiras
armadilhas colocadas nas estradas brasileiras, principalmente os radares móveis.
O que realmente falta é educação e mudança cultural para os
motoristas.
Só como exemplos, na Alemanha não existem radares.
Por quê?
Porque lá o povo foi educado, desde criança, a respeitar as
leis de transito, sem ser necessária a fábrica de multas.
Segurança real se faz com lombadas físicas e não com radares
eletrônicos que não impossibilitam um veículo de andar em velocidades
incompatíveis com a segurança e com motoristas que não se importam de pagar
multas e arriscar a segurança e a vida dos outros.
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