Diferentemente
de países como os Estados Unidos da América, onde a visão da politica é
positiva, aqui em nosso país, a visão é altamente negativa.
A
campanha eleitoral tem como base a participação popular na escolha de seus
representantes, e isso é levado muito a sério lá nas Américas.
Mas,
vamos conceituar o que vem a ser uma campanha eleitoral.
Campanha eleitoral são as datas permitidas para que os partidos e seus
candidatos se apresentem para a população em busca de votos.
É a propaganda política dos candidatos a cargos executivos
e legislativos, em época de eleição, de acordo com prazo e normas estipulados
por lei.
É nesse período que
cada candidato tem a chance de se promover, fazer-se conhecer pelos eleitores,
angariar votos dentro das regras e dos limites de seu território eleitoral.
A divulgação de uma campanha eleitoral normalmente se faz
pela mídia - jornais, televisão, rádio, revistas, internet, folhetos, etc.
Aqui
no Brasil temos agora a figura da pré-campanha que pode ser efetuada a qualquer
tempo, dentro das regras e leis estabelecidas.
Como
estamos vendo, uma campanha eleitoral é uma campanha de propaganda e
publicidade, ou seja, propagar e publicitar algo, em nosso caso as candidaturas.
Como
toda boa campanha de propaganda e publicidade, não se consegue faze-las sem
custo.
Tem
que ter um bom consultor de marketing, uma boa agencia de propaganda e
publicidade, jornalistas, produtoras de TV e Rádio, designs, gráfica, gerenciamento
de internet, etc.
Tudo
isso tem um custo, assim como qualquer campanha que pretenda propagar algo.
Você
já imaginou o quanto a coca-cola gasta em propaganda e publicidade para que você
saiba que ela existe?
Pois
bem, a campanha eleitoral, e tem o nome de campanha por isso, é uma campanha de
propaganda e publicidade.
Todos
os gastos que a coca cola têm para chegar até você, uma campanha eleitoral também
tem, menos as inserções em rádio e TV que aqui no Brasil são gratuitas.
Em
todos os demais, os custos são idênticos.
Tem
que se contratar empresas especializadas e profissionais que vivem do que
fazem.
Não
tem como trabalhar de graça para nenhuma campanha.
Esses
profissionais vivem disso.
Enquanto
o eleitor brasileiro não atingir a maturidade suficiente para entender que os
políticos são os que vão fazer a diferença na sua vida e que devem ter uma
visão positiva da política, viveremos querendo tirar alguma coisa dos candidatos.
Alias
os candidatos foram quem acostumaram mal os eleitores, dando bolas de futebol,
chaveirinhos, canetas, caixas de cerveja, e todo tipo de brinde em troca do voto.
Temos
que os escolher como nossos representantes, com o critério de que
farão algo melhor e positivo depois de eleitos para melhorar a vida dos
eleitores.
Política
não pode ser profissão. Política tem que ser missão.
Termino
esse comentário de hoje com uma frase adaptada por mim:
QUEM NÃO NASCE NA
POLITICA PARA SERVIR, NÃO SERVE PARA VIVER NA POLÍTICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário