segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

MARKETING POLÍTICO - COMUNICAÇÃO: A ESTRATÉGIA DE DÓRIA QUE DEU CERTO


Quem não se comunica, se trumbica!" Essas palavras do Chacrinha foram levadas muito a sério pelo prefeito de São Paulo, João Doria, e, segundo especialistas, têm mostrado resultado. É possível ver que a propaganda do “João Trabalhador”, como quer ser chamado, tem dado certo pela avaliação de eleitores na página pessoal do prefeito no Facebook.
Em tempos de pouco dinheiro para publicidade, as redes sociais do prefeito têm sido o principal canal de interação entre ele e o eleitorado. A média de publicações na página dele são de 25 por semana e costumam contar o dia no comando da maior da cidade do País. A exposição tem rendido a ele comentários positivos sobre o desempenho e sugestões sobre o que fazer.
Logo no primeiro dia de prefeito, Doria deixou claro que a sua estratégia é estar presente. No início da manhã do dia 2, o prefeito apareceu vestido de gari para limpar a rua em um mutirão de limpeza. No mesmo dia, ele prometeu que estaria nas ruas uma vez por semana nos próximos quatro anos.
A foto dele com o tradicional traje verde de gari já virou um símbolo nestes 17 dias de gestão. Com foco na comunicação, o prefeito também ganhou a mídia espontânea.
Balanço divulgado pela prefeitura mostra que, nas duas primeiras semanas, Doria fez 12 ações e programas. Todos amplamente divulgados nas redes sociais do prefeito.
O principal é o “Corujão da Saúde”, que já iniciou os atendimentos e realiza exames e reavaliação de pacientes. Foram credenciados 20 hospitais particulares para atender a população, entre eles os hospitais do Coração (HCor), Sírio-Libanês e Oswaldo Cruz.
Entre os outros pontos positivos ressaltados estão o contato da Secretaria Municipal de Saúde com pacientes para acelerar a fila da espera por exames, a ação para eliminar pernilongos na região do Rio Pinheiros e o programa Cidade Linda.
Comunicação
Ao site Exame.com, o cientista político e especialista em marketing eleitoral Carlos Manhanelli resumiu: “Doria é um homem de mídia e sabe como chamar os jornalistas e se apresentar”. O especialista afirmou ainda que em comunicação política não adianta fazer um mandato muito bonito e não falar o que está fazendo.
“O Haddad achou que fazendo uma cidade mais humana, com ciclovias e ruas abertas, e as pessoas iam reconhecer. Se nem ele divulgou e deu o devido valor, por que o cidadão daria?”, diz o cientista político.
O cientista político e professor no curso de Administração Pública e Governo na FGV/SP, Francisco Fonseca também atestou em 2014 que ex-prefeito Fernando Haddad não soube fazer um bom trabalho de comunicação em um artigo chamado Os grandes e pouco divulgados avanços do governo Haddad”. Depois de listar uma série de melhorias que o petista promoveu na capital, ele destacou a lacuna:
“Falta, contudo, ao Governo Haddad, melhorar significativamente sua comunicação com a população – por meios diversos, sobretudo os populares –, saindo do cerco elitista dos privilegiados que querem a priorização do automóvel individual, o baixo valor de seus IPTUs nos bairros de classe média alta e a cidade voltada aos negócios, ao capital e ao consumo. A batalha da comunicação é uma batalha política, tal como as analisadas aqui”.
Crítica
A estratégia de Doria, entretanto, esbarra em críticas. Em artigo publicado no HuffPost Brasil, a vereadora Sâmia Bonfim (PSol) afirma que o marketing do prefeito não se sustenta. "O povo tem anseios e necessidades urgentes, que não serão resolvidas enquanto a prioridade da prefeitura for posar para fotos. No malabarismo para aparentar ser trabalhador, Doria distancia de sua agenda qualquer compromisso real com o interesse social", argumenta.

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