Quem não se comunica, se trumbica!" Essas
palavras do Chacrinha foram levadas muito a sério pelo prefeito de São Paulo, João Doria, e, segundo
especialistas, têm mostrado resultado. É possível ver que a propaganda
do “João Trabalhador”, como quer ser chamado, tem dado certo pela avaliação de
eleitores na página pessoal do prefeito no Facebook.
Em tempos de pouco dinheiro para publicidade, as
redes sociais do prefeito têm sido o principal canal de interação entre ele e o
eleitorado. A média de publicações na página dele são de 25 por semana e
costumam contar o dia no comando da maior da cidade do País. A exposição tem
rendido a ele comentários positivos sobre o desempenho e sugestões sobre o que
fazer.
Logo no primeiro dia de prefeito, Doria deixou
claro que a sua estratégia é estar presente. No início da manhã do dia
2, o prefeito apareceu vestido de gari para limpar a rua em um mutirão de
limpeza. No mesmo dia, ele prometeu que estaria nas ruas uma vez por semana nos
próximos quatro anos.
A foto dele com o tradicional traje verde de
gari já virou um símbolo nestes 17 dias de gestão. Com foco na comunicação, o
prefeito também ganhou a mídia espontânea.
Balanço divulgado
pela prefeitura mostra que, nas duas
primeiras semanas, Doria fez 12 ações e programas. Todos amplamente divulgados
nas redes sociais do prefeito.
O principal é o “Corujão da Saúde”, que já
iniciou os atendimentos e realiza exames e reavaliação de pacientes. Foram
credenciados 20 hospitais particulares para atender a população, entre eles os
hospitais do Coração (HCor), Sírio-Libanês e Oswaldo Cruz.
Entre os outros pontos positivos ressaltados
estão o contato da Secretaria Municipal de Saúde com pacientes para acelerar a
fila da espera por exames, a ação para eliminar pernilongos na região do Rio
Pinheiros e o programa Cidade Linda.
Comunicação
Ao site Exame.com,
o cientista político e especialista em marketing
eleitoral Carlos Manhanelli resumiu:
“Doria é um homem de mídia e sabe como chamar os jornalistas e se apresentar”.
O especialista afirmou ainda que em comunicação política não adianta fazer
um mandato muito bonito e não falar o que está fazendo.
“O Haddad achou que fazendo uma cidade mais
humana, com ciclovias e ruas abertas, e as pessoas iam reconhecer. Se nem ele
divulgou e deu o devido valor, por que o cidadão daria?”, diz o cientista
político.
O cientista político e professor no curso de
Administração Pública e Governo na FGV/SP, Francisco Fonseca também atestou em
2014 que ex-prefeito Fernando Haddad não soube fazer um bom trabalho de comunicação
em um artigo chamado “Os grandes e pouco
divulgados avanços do governo Haddad”.
Depois de listar uma série de melhorias que o petista promoveu na capital, ele
destacou a lacuna:
“Falta,
contudo, ao Governo Haddad, melhorar significativamente sua comunicação com a
população – por meios diversos, sobretudo os populares –, saindo do cerco
elitista dos privilegiados que querem a priorização do automóvel individual, o
baixo valor de seus IPTUs nos bairros de classe média alta e a cidade voltada
aos negócios, ao capital e ao consumo. A batalha da comunicação é uma batalha
política, tal como as analisadas aqui”.
Crítica
A estratégia de Doria, entretanto, esbarra em críticas.
Em artigo publicado no
HuffPost Brasil, a vereadora Sâmia Bonfim
(PSol) afirma que o marketing do prefeito não se sustenta. "O povo tem
anseios e necessidades urgentes, que não serão resolvidas enquanto a prioridade
da prefeitura for posar para fotos. No malabarismo para aparentar ser
trabalhador, Doria distancia de sua agenda qualquer compromisso real com o
interesse social", argumenta.
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