A Reuters informou que pela primeira vez Serra se declara candidato a Presidência da República. Será que o PSDB ainda não aprendeu que campanhas eleitorais não se fazem mais como antigamente?
Nos primórdios da nossa democracia, os grandes coronéis anunciavam na ultima hora seus candidatos e eles entravam na disputa com toda a força que representavam. Hoje, e já faz algum tempo, campanhas eleitorais devem ser trabalhadas, pensadas, pesquisadas, planejadas e avaliadas com muito tempo antes da decisão de se soltar candidatos.
O anuncio oficial da candidatura de Serra ainda deverá ser efetuado no dia 10 de Abril. O PT aprendeu rápido. Anuncia os candidatos a todos os cargos (basta olhar a TV), com uma boa antecedência, trabalha esses candidatos, planeja, testa e avalia seus candidatos. Não estão nem ai se a legislação permite ou não, afinal a multa é de apenas R$5.000,00. Sabem que se não for assim, não terão chances. O Marketing Político avançou no mundo inteiro, mas o PSDB acredita que apenas o nome do candidato poderá reverter tendências e imagens que são construídas com tempo e competência. Que pena. Parece que o PSDB ainda vai ter que perder algumas eleições importantes para saber que os tempos mudaram. Mudou a comunicação e mudou o jeito de se fazer campanhas eleitorais no Brasil.
Nos primórdios da nossa democracia, os grandes coronéis anunciavam na ultima hora seus candidatos e eles entravam na disputa com toda a força que representavam. Hoje, e já faz algum tempo, campanhas eleitorais devem ser trabalhadas, pensadas, pesquisadas, planejadas e avaliadas com muito tempo antes da decisão de se soltar candidatos.
O anuncio oficial da candidatura de Serra ainda deverá ser efetuado no dia 10 de Abril. O PT aprendeu rápido. Anuncia os candidatos a todos os cargos (basta olhar a TV), com uma boa antecedência, trabalha esses candidatos, planeja, testa e avalia seus candidatos. Não estão nem ai se a legislação permite ou não, afinal a multa é de apenas R$5.000,00. Sabem que se não for assim, não terão chances. O Marketing Político avançou no mundo inteiro, mas o PSDB acredita que apenas o nome do candidato poderá reverter tendências e imagens que são construídas com tempo e competência. Que pena. Parece que o PSDB ainda vai ter que perder algumas eleições importantes para saber que os tempos mudaram. Mudou a comunicação e mudou o jeito de se fazer campanhas eleitorais no Brasil.
Excelente post professor! Venho falando isso a meses... que estratégia é essa?
ResponderExcluirTodos sabiam que Serra sairia candidato, mas o PSDB preferiu prorrogar esse compromisso com o eleitorado, e conseguiram deixar muitos deles inseguros.
Abs!
Professor, a meu ver o grupo do Serra já há algum tempo está trabalhadando e planejando a candidatura. É lógico que a imagem de candidato é crucial, mas, por erro ou não, acreditam que a do Serra já é cristalizada, junto com seu recall.
ResponderExcluirPortanto, penso que o principal erro na estratégia vai além disso, está na montagem dos palanques, que só devem se definir depois da candidatura anunciada. E neste quesito, o PSDB entra com muito atraso, talvez devastador.
'E por isso que eu digo a todos os cantos que a dilminha ja ta eleita....e ninguem acredita!!
ResponderExcluirabcs mestre
Guga
Professor eu lembro do que você falou quando esteve aqui em Belém no ano passado: "eleição é guerra", referindo-se a um dos seus ótimos livros. E nessa guerra, o Serra já perdeu muitas frentes de batalha. Erro gravíssimo de estratégia.
ResponderExcluirAbs
Ênio Rebouças