Contar com a orientação de um consultor em Marketing Político e Eleitoral
para realizar avaliação de sua campanha eleitoral não é privilégio de
candidatos que dispõe de muito dinheiro. Cada vez mais, candidatos com poucos
recursos procuram profissionais especializados em Marketing Político com o
objetivo de não errar na escolha de sua estratégia de campanha e na elaboração
do projeto mais adequado para cada situação.
Vários
candidatos entrevistados por nós contam como relutaram antes de contratar um
consultor para ajuda-los nas questões da estratégia eleitoral, pois achavam que
o serviço sairia caro demais. “Fiquei realmente satisfeito com o resultado de
uma simples consulta, pois consegui vislumbrar saídas para questões que
rondavam há muito tempo à campanha”.Diz um dos candidatos “A relação
custo-benefício foi bem favorável, visto que ele acabou sugerindo muitas idéias
novas e conseguindo até baixar o custo da campanha” diz outro candidato que já
utilizou os serviços de um consultor. “Agora acho que vale a pena buscar a
ajuda de profissionais para qualquer ação eleitoral” enfatiza um terceiro.
Também há
soluções práticas e de baixo custo, para quem precisa apenas de algumas breves
dicas para completar ou dirimir pequenas dúvidas estratégicas. A Associação
Brasileira dos Consultores Políticos – ABCOP (www.abcop.com.br) que existe a 21 anos, tem em seus
quadros consultores credenciados em todo o Brasil e altamente qualificados nas
mais variadas especialidades que compõem o leque de ciências que interferem no
processo eletivo. O cliente pode requisitar apenas algumas sugestões, sem a
necessidade da elaboração de um projeto. “A pessoa liga, marca uma reunião em
nosso escritório ou no local em que esta acontecendo à campanha, damos algumas
idéias e fazemos um relatório dirimindo as principais dúvidas do candidato,
mostrando caminhos e alternativas para o bom andamento do processo eletivo”
explica Carlos Manhanelli Presidente da ABCOP e que presta consultoria
eleitoral há 40 anos.
Manhanelli
diz que a maior parte dos clientes apresenta dúvidas na escolha de alternativas
quanto aos canais de comunicação que possam chegar com maior impacto aos seus
eleitores, a interpretação das pesquisas, alem de pedir conselhos sobre sua
atuação nas mídias. “Ainda existe um preconceito de que o serviço do consultor
em Marketing Político e Eleitoral é muito caro, mas a maioria dos candidatos não sabem que o
profissional especializado serve para baratear os custos, já que, sem
orientação, os candidatos podem contratar serviços e produtos que não
correspondem ao que eles realmente necessitam”. Segundo Manhanelli, a consulta
pode ser feita em qualquer caso, mas em situações mais complexas pode ser
necessário realizar um projeto. É muito comum a consulta se transformar em um
contrato para elaboração de um projeto. O preço, ao contrário do que muitos
pensam não é tão salgado e costuma variar de acordo com a dificuldade e
complexidade da campanha.
“Os candidatos tem que entender que o trabalho de um
consultor especializado em campanhas eleitorais não é uma despesa a mais e sim
investimento” finaliza.
Este mes a ABCOP estará apoiando o curso "Formação e Atualização de Consultores em Marketing Político Eleitoral que acontece em São Paulo nos dias 26 e 27 de julho de 2.013. Maiores informações no site: http://www.cursomarketingpolitico.org.br/#consultoria
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