sexta-feira, 19 de julho de 2013

PORQUE SE PERDE ELEIÇÕES


Toda vez que termina uma eleição, vem a maior dúvida na cabeça dos perdedores: “Porque perdemos a eleição, fizemos tudo certo (na opinião deles aplicaram todas as técnicas de Marketing Político - Eleitoral), e perdemos?. Porque será?

Varias situações se apresentam nas derrotas:

Boas administrações não se reelegeram, ou não elegeram seus sucessores

Reconhecidos administradores não conseguiram os votos necessários para se eleger

Candidatos com credibilidade não tiveram sucesso

Administradores medíocres elegeram-se ou fizeram seus sucessores

Candidatos com poucas perspectivas venceram as eleições

Viradas sensacionais na ultima semana

Surpresas na abertura das urnas

Os candidatos que perderam as eleições, com raras exceções, integram o grupo que “pisou na bola” em pelo menos um dos sete pecados da derrota:

1 – O candidato se avaliou pela sua forma de Administrar e o eleitor o avaliou pela forma de se relacionar

2 – Apoiadores assumiram papéis mais fortes que o candidato. O eleitor não aceita que se tire a autoridade do candidato (o candidato é o sol da campanha. Ninguém pode brilhar mais do que ele)

3 – Candidato foi exageradamente liberal. Os extremos não agradam o eleitor

4 – Subir o primeiro degrau da escada da campanha pensando no segundo (Candidato e apoiadores pensando em outros cargos públicos)

5 – Não administrou com firmeza as vaidades e os interesses da equipe (nada pior do que ciúme de homem em campanha eleitoral)

6 – Não soube abrigar pessoas que gostariam de ajudar e não encontraram espaço.

7 – Não soube se comunicar de maneira correta, não conseguindo transmitir o que pensava. Plano de governo feito sem base em pesquisas.

Se o candidato porem, não infringiu nenhum dos sete pecados da derrota, veja quais as suas deficiências:

1 – Prepotência

2 – Arrogância

3 – Ingratidão

4 – Vingança

5 – Preguiça

6 – Individualismo

7 – Incompetência

Quando procuramos o inverso, ou seja, os motivos das vitórias, iremos com certeza encontrar nessas campanhas pontos convergentes entre elas:

Primeiro a Organização: uma definição clara de comando, Definição de responsabilidades (um bom organograma), pessoal competente e comprometido (atividades de motivação constante), trabalho em equipe, cobrança de resultados, readequação das ações falhas, metas por período (cronograma de trabalho), menos repreensão por erros, mais reconhecimento pelos acertos.

Segundo a motivação: bom relacionamento entre todos os membros da equipe, clima agradável e de cooperação, comemoração das metas alcançadas, oportunidade para mostrar trabalho, sinergia permanente, prazer e orgulho de pertencer ao grupo, informações democratizadas, participação no conjunto d atividades,

Terceiro o trabalho: Muito trabalho, cada um faz o que sabe fazer (designar e detalhar funções), pensamentos, palavras e atitudes coerentes, conhecer o resultado do trabalho, saber da importância do trabalho, ter prazer de trabalhar, ser reconhecido pelo trabalho, não manifestar cansaço.

Como sempre digo, o voto é construído por vários fatores. Não existe apenas um fator que faça o eleitor se decidir por um candidato. A somatória de fatores positivos é que leva ao eleitor a decidir seu voto, quando não, os negativos levam o eleitor a votar até em um candidato que não tem sua legitima preferência, mas o outro é altamente capaz de aglutinar fatores negativos, então...

Mutatis mutandis

5 comentários:

  1. Todos os políticos deveriam fazer um curso sobre "como perder campanhas". Assim poderiam identificar os sintomas da derrota a tempo de corrigir o rumo das coisas.

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  2. Paulinho Rezende, excelente comentário !

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  3. Exelente Falou tudo Amigo

    Davi Morgado

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  4. Parabéns Professor.

    Mesmo a muitos e muitos quilômetros de distancia, eu aprendo cada vez mais.

    muito obrigado. TIAGO RODRIGUES

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  5. Muito bom Professor. Excelente e esclarecedor artigo!

    Marcelo Barrozo
    Porto Velho/RO

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