segunda-feira, 15 de julho de 2013

ENTREVISTA SOBRE MARKETING POLÍTICO CONCEDIDA A FACULDADE CAMBURY


1. Como está o mercado de consultores políticos?

 R: Cada dia que passa o mercado para consultores em Marketing Político se amplia. Os candidatos a políticos e os próprios políticos estão mais conscientes de que campanha eleitoral não se faz mais com amadorismo. 

2. Quais processos (etapas) que uma campanha eleitoral precisa ter para ser criada?

R: O processo de campanha eleitoral inicia-se ainda dentro dos diretórios, onde se aprende a conquistar postos para poder se pleitear cargos eletivos. Após a conquista da legenda, inicia-se o processo de aglutinar pessoas e lideres que possam ajudar na campanha, e assim se começa o processo.


3. Qual campanha foi a mais marcante? Por quê?

R: Para mim a de Tancredo Neves para Presidência da República, pois era uma campanha indireta.


4. O que há de mais complexo em se criar uma campanha presidencial?

R: O candidato. A maior complexidade alem do candidato no Brasil é o tamanho do nosso país que é continental e dificulta o deslocamento para alcançar os eleitores.


5. O PT conseguiu sucesso nas últimas três eleições devido a quais fatores?

A primeira campanha Presidencial em que o PT teve sucesso foi devido a uma mudança de postura do próprio partido que deixou-se guiar por um técnico em marketing político, questão até então inconcebível pelos cardeais do partido. As duas segundas, devido a uma visão mais social colocada pelo Presidente Lula, que juntamente com a estabilidade econômica, proporciona o ambiente ideal para a continuidade.


6. Quais as estratégias de marketing que poderão ser utilizadas para as futuras campanhas sejam elas presidencial, estadual e municipal?

R: Estratégias eleitorais derivam das condições sociais, políticas e econômicas de cada momento. Não existe receita pronta para campanhas eleitorais, pois elas são como terno: Os melhores são feitos sob medida.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário