quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Marketing Político - MARKETING POLÍTICO - Jingles Eleitorais

27/12/2012

ENTREVISTA SOBRE O LIVRO “JINGLES ELEITORAIS E MARKETING POLÍTICO – Uma dupla do barulho”.
Jornal do Interior da UVESP - União dos Vereadores do Estado de São Paulo

1 – Como nasceu à idéia de se fazer um livro exclusivo sobre jingles eleitorais?

R – Este livro nasceu do meu TCC de mestrado, onde meu orientador Prof. Dr. Adholpho Queiroz, propôs o desafio de encontrar e classificar todos os jingles eleitorais das campanhas presidências no Brasil. A partir deste desafio comecei a percorrer as bibliotecas, discotecas e literatura que falassem a respeito. Uma das surpresas foi que não existe nenhuma literatura que fale exclusivamente de jingles eleitorais. Esse tema sempre aparece como capítulos, textos ou apêndices, mas nunca como tema central de um livro. A partir desta constatação, a dedicação de 3 anos de pesquisa desaguou nesta obra que agora apresento que consagra a matéria comunicação política e marketing eleitoral.

2 – E como se apresenta este seu 13° livro sobre a matéria comunicação política e Marketing Eleitoral?

R - No capitulo 1 dessa obra, aprofundamos o conceito de Marketing Político e Marketing Eleitoral, de cujas técnicas os jingles eleitorais fazem parte. Analisando o processo que caracteriza o marketing, entenderemos o papel dos jingles nas campanhas eleitorais.
No capitulo 2 o jingle é analisado como elemento publicitário e como técnica de persuasão dirigida ao consumidor. Buscamos o conceito teórico e prático dessa ferramenta, cuja presença nos meios de comunicação ainda hoje é marcante, garantindo que a mensagem publicitária seja transmitida de forma convincente.
O capitulo 3 analisa o Jingle eleitoral como peça publicitária, contando com a ajuda de teorias consagradas, elaboradas por autores reconhecidos para estudá-lo e classificá-lo.

2 - Existe diferença entre Marketing Político e Marketing Eleitoral?

R - Sim. O Marketing Político é aquele desenvolvido por um político que já está no mandato, ou seja, seu objetivo maior é manter e ampliar o poder conquistado. No caso do Marketing Eleitoral, o objetivo é apenas cooptar votos e persuadir eleitores para votar no candidato. A outra diferença é que o Marketing Político dura o tempo em que se for político, já o Marketing Eleitoral tem duração e finalização prevista. Então Marketing Político é missão, Marketing Eleitoral é empreitada.

3 - O que é um Jingle?

R - Um Jingle é uma propaganda musicada. Ele não nasce de nenhum movimento social ou cultural, mas sim de uma encomenda para fazer um produto conhecido e desejado. O Jingle é uma ferramenta da propaganda e como tal, existe para convencer.

4 - E o Jingle Eleitoral?

R - O Jingle Eleitoral nasce em 1929 na campanha eleitoral de Julio Prestes contra Getulio Vargas. Sendo a primeira vez que se usa o Rádio em uma campanha eleitoral, o Jingle se atrela a campanha com musicas encomendadas que exaltassem os candidatos ("Seu Julinho vem" e "Gege"). Após a primeira ditadura (Vargas) o jingle retoma seu lugar na propaganda eleitoral e conclama vários compositores e cantores famosos para fazer e gravar jingles para candidatos. Herivelton Martins, Sinhô, Silvio Caldas e Francisco Alves são alguns dos nomes que despontam na feitura e gravação de Jingles para campanhas presidenciais no Brasil.

5 - Para você quais os melhores jingles eleitorais feitos até hoje?

R - Temos muitos jingles eleitorais de qualidade, pois os compositores sempre capricharam nas encomendas. Mas para mim o "Varre varre vassourinha” a "Caixinha do Ademar" e o “Vou Jangar” da campanha Presidencial de 60, o "Bota o retrato do velho outra vez" campanha de 1950, "Ei Ei Eymael o democrata cristão" várias campanhas, "Lula Lá (Sem medo de ser feliz)" campanha de 1989 e "Deixa o homem trabalhar" campanha de 2.006 são os melhores "chicletes de ouvido" feitos até hoje.

Prof. MS Carlos Manhanelli . Presidente da Associação Brasileira dos Consultores Políticos, Prof. Titular na Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha, Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, já participou de  258 processos eleitorais e de comunicação política no Brasil, América Latina e Continente Africano.
site: www.manhanelli.com.br






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