domingo, 14 de março de 2010

ENTRE TAPAS E BEIJOS

QUE DEMOCRACIA É ESSA?


8 de março, dia internacional das mulheres. Comemorações no mundo todo. Em Águas de Lindóia a câmara municipal e seus vereadores, em vez de comemorar, resolveram se estapear. Alias, Águas de Lindóia está com um histórico invejável de falta de democracia e de respeito às instituições dos três poderes. Já teve na cidade Juiz e promotor censurando jornal, esfaqueamento de vereador, cassação tumultuada de prefeito, agressão física a vereador eleito e não empossado, incêndio criminoso da rádio e agora para coroar a historia da democracia da cidade, passa em rede nacional para nosso país e na internet para o mundo, os tapas entre presidente da câmara municipal e vereadores, simplesmente porque o nobre comandante dos edis, recusou-se, isso mesmo recusou-se, a acatar uma ordem judicial, tratando o comunicado da justiça exigindo a posse de vereadores que ficaram alijados de seu mandato, por decisão da justiça local, derrubada pela justiça estadual, como se fosse apenas um pedido, e não uma decisão judicial a ser cumprida e respeitada e a oposição, em retaliação, chamou-o de chifrudo., que teve como resposta os tapas, empurrões e até invasão do espaço reservado exclusivamente aos vereadores, por parte de representantes de membros e simpatizantes dos vereadores dos dois lados.
O tumulto só terminou com a interferência da policia militar, chamada as pressas para separar os briguentos.
É engraçado, pois essa cidade é no interior de São Paulo, e todo mundo acha que o nordeste do Brasil que é violento. Eu vivi e convivi no nordeste e afirmo categoricamente: o respeito à democracia no nordeste é muito maior do que possa imaginar sua vã filosofia. A democracia é construída com base no respeito dos três poderes que são as pilastras básicas para sua existência. Qualquer desrespeito a uma das instituições só podem mesmo causar tumulto. Que pena. Águas de Lindóia não merece os políticos que tem. Como dizia o sábio Jorge Ben Jor, CHAMA O SINDICO.

Um comentário:

  1. Manhanelli: minha opinião é que os dois vereadores causadores da briga vergonhosa deveriam renunciar ao mandato , para salvar um mínimo de decência que ainda tenham e para reparar, também em cadeia nacional, o dano na imagem da cidade. Ambos fizeram um estrago que nunca imaginaríamos conhecer em vida na imagem de Águas de Lindóia e somente suas renuncias poderão fazer os trabalhos na Câmara Municipal voltarem com sequelas a serem produtivos para o bem de todos. RENÚNCIA JÁ!!!!

    ResponderExcluir