segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Investigação pode atrapalhar pretensão eleitoral de Marta

São Paulo - A prisão do ex-secretário Executivo do Ministério do Turismo pela Polícia Federal na Operação Voucher terá reflexos nas pretensões da senadora Marta Suplicy que tenta alavancar seu nome para representar o PT na disputa à Prefeitura de São Paulo ano que vem.

Mario Moysés atuou no Ministério do Turismo entre 2007 e 2008 e presidiu a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). O cientista político Francisco Fonseca, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), reconhece que Marta pode ter a sua pretensão de concorrer em São Paulo prejudicada, e que o momento é de cautela. "Setores do PT podem usar esse episódio [a prisão de Mário Moysés] nas prévias, assim como os adversários, se ela conseguir lançar candidatura. Mas o fato de haver prisão não significa condenação. Ele [Moysés] pode ser absolvido. Então é muito cedo para avaliar estragos. As convenções só vão acontecer no ano que vem", minimiza Fonseca.
Sócio da Manhanelli Associados, que atua em marketing político eleitoral, Carlos Manhanelli flagra igualmente que a ex-prefeita fica vulnerável a ataques mesmo que seu auxiliar venha a ser absolvido pela Justiça.

Flanco
"Essa prisão abre um flanco tanto interno quanto externo. Haja condenação judicial ou não", avalia o professor, que leciona na Universidade de Salamanca (Espanha).
Ele observa também uma tentativa da mídia em geral de aplicar ao governo de Dilma Rousseff uma marca de corrupção, mas alerta a que desde a gestão de FHC (1994-2002) a base do governo é formada pelos mesmos partidos.
"Não parecem simples coincidência esses escândalos na Casa Civil e mais recentemente nos Ministérios dos Transportes, da Agricultura e do Turismo. Eu peço a atenção para o fato de a mídia colar uma imagem de corrupção ao governo. O que muita gente esquece é que a base do governo de Dilma é exatamente a mesma dos governos de Lula e de Fernando Henrique. Não estou afirmando que não há corrupção, mas levantando que a Polícia Federal e a Justiça é que devem esclarecer os fatos", observa Fonseca.
Manhanelli entende que a teoria de que a mídia está contra a presidente equivale a uma "síndrome de perseguição" e advertiu que as medidas de saneamento nos diferentes ministérios estão sendo tomadas pela presidente.


<http://www.dci.com.br/Investigacao-pode-atrapalhar-pretensao-eleitoral-de-Marta-5-385260-dci.html#>

Nenhum comentário:

Postar um comentário