quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

PORQUE MINAS GERAIS?


(Baseado em texto do Profº. Gaudêncio Torquato).
O Estado de Minas Gerais está pagando um preço alto demais por um pecado que não se sabe qual. Em parte, talvez, pela riqueza de seu solo, que não deveria ser pecado, mas virtude, se tratada com respeito.
O fato é que nenhum povo merece tal castigo, como a sequência de tragédias a que o Estado vem sendo submetido desde o rompimento da barragem de Mariana, em 2015 onde morreram 19 pessoas.
Depois, Brumadinho, com 270 mortos e onze pessoas ainda desaparecidas.
Neste começo de ano, o maior índice de chuvas em toda a história da Grande BH. São contados até agora 56 mortes e milhares de desalojados e desabrigados.
Até a cerveja entrou na lista macabra dos mineiros: quatro pessoas morreram e 21 estão infectadas por uma substância tóxica que não devia estar na bebida, encontrada em amostras da cerveja Belorizontina, Capixaba e outros produtos da cervejaria Backer, que se diz artesanal.
Como desgraça pouca é bobagem, a doença que hoje ameaça o mundo, o coronavírus, parece ter entrado no Brasil pela porta de Minas, com uma estudante de 22 anos de Belo Horizonte que veio da China, exatamente da cidade de Wuhan, de onde o vírus se espalhou.
Há mais dois casos suspeitos no Brasil, em Curitiba e Porto Alegre. E então, no meio de tanta tragédia, cabe a frase do mineiro Guimarães Rosa em seu "Grande Sertão: Veredas":
"Um dia ainda entra em desuso matar gente".
Minas não merece esse castigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário