ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Os primeiros 06 meses de mandato do Prefeito
normalmente são uma espécie de armistício que a oposição e a população dão a
nova administração. É um pacto silencioso, onde todas as forças do município
apenas observam o que o novo mandatário sinaliza como estilo de administração a
ser imposto.
Este
prazo termina e quem soube bem utiliza-lo conseguirá dai pra frente impor sua
imagem com muito mais facilidade, do que aquele que apenas deixou o tempo
passar, achando que o restante do mandato será como os primeiros 180 dias. A
primeira imagem é a que fica (ou que mais fácil se trabalha).
Agora
começam as cobranças pela população e as acusações e impertinências da
oposição. E não adianta chiar.
Você
se tornou uma autoridade pública, você ganhou a eleição e junto com a vitória
vem toda a sua conseqüência. Tudo que você fizer, falar, der a entender ou interpretar
será usado contra ou a favor de você. Você é notícia.
Enquanto
entidade pública, você será conhecido pela imagem que você passa e não por
aquilo que você é ou pela sua personalidade.
Não
tenha ilusões, da mesma forma que foi utilizado na campanha eleitoral, a partir
dos primeiros cento e oitenta dias, fica gritante a necessidade de
planejamento, estratégia, divulgação, comunicação e principalmente das
pesquisas para que possa conhecer a imagem que a população está tendo de você
como administrador e não como candidato. A partir da sua candidatura você passa
por três fases de maturação da imagem: a imagem pré-existente, a imagem de
candidato e agora a imagem de administrador.
A
imagem de administrador começa, após os primeiros cento e oitenta dias a ser
percebida pela população e contestada pela oposição, por isso é fundamental a
primeira pesquisa ser efetuada neste momento. É quando o embrião da imagem de
administrador começa a se mostrar, dando possibilidade de interferência na sua
maturação.
Nesta
primeira pesquisa estão privilegiados todos os fatores que podem influenciar na
administração e na imagem do novo administrador. Seus sucessos, seus fracassos
e as expectativas, já consagradas e a consagrar, da população.
Na
realidade é necessário mais do que uma simples pesquisa. É necessário o
primeiro diagnóstico da administração e da sedimentação da imagem. Você é o
líder do município e por isso é necessária absoluta sintonia com os sentimentos
e emoções de seu público, para que possa entende-lo e satisfaze-lo. Interpretar
a pesquisa e emanar das informações obtidas um diagnostico, é o objetivo.
Normalmente
você foi eleito, se não em segundo turno, por uma minoria que gira em torno de
30% a 40% do eleitorado o que quer dizer que sua administração tem como um dos
objetivos, cativar no mínimo a maioria. Plagiando Machiavel: Política é a arte
de conquistar, manter e ampliar o poder. É isso que um bom diagnóstico pode
proporcionar.
Devemos
lembrar que a receita para o fracasso é tentar agradar a todos. Temos que ter
em mente que precisamos apenas obter o aval da maioria, para que possamos
governar em paz.
Com as
informações emanadas do primeiro diagnóstico, é possível definir qual a missão
de seu governo e seus objetivos principais e primordiais, fixando o rumo de sua
administração para todos os que nela trabalham.
É a
partir daí que serão emanadas ações com objetivos claros e definidos:
Conquistar e ampliar a boa avaliação da administração. E isso não se faz com
palavras.
Só
conseguiremos vencer as barreiras com ações, jamais com argumentos. E apenas
fazer as ações não basta.
Está
comprovado que fazer um bom trabalho no exercício do mandato, ou ser um
executivo competente, não assegura a vitória na próxima eleição. Temos que
aplicar o Marketing Pós Eleitoral, e isso não é fazer apenas as convencionais
ações de publicidade de governo ou divulgar pela mídia as realizações e
projetos. Temos que pensar em um projeto de poder (reeleição ou sucessão),
articulado, planejado e executado.
De
nada adianta apenas pesquisas para se saber o ambiente externo, é necessário
avaliar o ambiente interno também. O relacionamento entre secretários, a visão
dos contratados em cargos de confiança e o pensamento e avaliação dos
apoiadores políticos, em conjunto com a pesquisa de avaliação entre a
população, pode transmitir todos os dados para a formulação ou reformulação da
administração.
Como
já dizia Abraham Lincoln “Uma casa dividida contra si mesma não pode
subsistir”.
Os cento e oitenta primeiros dias de governo vão passar. Será a hora de saber o que está
acontecendo no seu município para não ser pego de surpresa. Pesquise, procure,
planeje, aja e tenha uma imagem vitoriosa.
É nessa hora que a onça vai beber água.
Prof.
MS Carlos Manhanelli – Presidente da
ABCOP – Associação Brasileira dos Consultores Políticos, autor de 16 livros
sobre a matéria, Professor de Marketing Eleitoral e Comunicação Política na
Universidade de Salamanca – Espanha, participou de 258 campanhas eleitorais no
Brasil, America Latina e África, em 39 anos de profissão. Membro eleito para o
Hall da Fama da revista americana “Campaigns & Elections”. Site sobre Marketing Político: www.manhanelli.com.br
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