Na somatória final, se eleger prefeito de Americana deve custar, ao menos, R$ 410 mil aos concorrentes
Ser eleito prefeito de Americana nas eleições do dia 7 de outubro deve custar, no mínimo, R$ 12,74 por voto. Especialista em marketing político ouvido pelo LIBERAL coloca a quantia - equivalente a US$ 7 por voto conquistado - como piso para os gastos de campanha na cidade.
Com a confirmação das quatro pré-candidaturas já anunciadas, seriam precisos pelo menos 32 mil votos (leia o texto abaixo), e cerca de R$ 410 mil, para garantir um mandato a partir de janeiro de 2013.
E não se trata de um chute, mas de constatação feita pelo presidente da Abcop (Associação Brasileira de Consultores Políticos), Carlos Augusto Manhanelli, após décadas de campanhas vitoriosas em todo o País.
"Sete dólares por voto conquistado é a média nacional para cidades sem uma geradora importante de TV", explica.
Para ele, o setor gráfico será, mais uma vez, o principal foco dos investimentos dos candidatos.
"Na realidade a legislação não mudou tanto assim para que você possa criar novos meios de comunicação que possam onerar mais a campanha. Se não tem TV aberta com boa audiência, o gasto maior da campanha é nas gráficas, não tem jeito", completa.
A previsão de Manhanelli "bate" com a do publicitário Alexandre Costa, diretor da agência Berimbau Propaganda de Santa Catarina, e que foi contratado para assessorar a campanha do advogado Hugo Cenedese (pré-candidato a prefeito pelo PTB) e o único marqueteiro já contratado a dar entrevista para o LIBERAL.
Sem falar em valores, ele confirma a preferência pelo material impresso.
"Estou compilando dados de uma pesquisa qualitativa sobre os meios de Comunicação e temos visto que jornal é fortíssimo", afirma.
Internet
Os dois divergem, no entanto, quando o assunto é Internet. O consultor acredita que rede mundial ainda não terá peso suficiente para decidir uma eleição.
"Acabei de publicar um livro sobre isso. Infelizmente a Internet ainda não atingiu a difusão necessária. As últimas pesquisas feitas sobre ela nas campanhas eleitorais apontam que ela não ultrapassa 9% do seguimento entre 16 e 25 anos. É um veículo segmentado, e não de massa", opina Manhanelli.
Costa, por outro lado, garante que Internet vai receber muita atenção do seu candidato durante a disputa eleitoral.
"Vamos fazer um trabalho muito forte nas mídias sociais como complemento a todo o material tradicional de campanha", completou.
Além do petebista, o empresário e pré-candidato pelo PMDB, Omar Najar, foi o único que já confirmou seu marqueteiro.
Trata-se do badalado Chico Santa Rita, que tem no currículo a eleição de diversos governadores e senadores em todo o País e chega a Americana após eleger seis prefeitos em 2008.
O LIBERAL tentou contato com o publicitário, que não pôde conceder entrevista por estar em um evento no Pará.
Ainda indefinido
A assessoria do deputado estadual Antonio Mentor, pré-candidato pelo PT, informou que ele ainda não definiu essa área da campanha. Nos bastidores, o nome mais cotado é o de Luís Favre.
O mesmo discurso foi adotado pelo presidente do PSDB - partido do atual prefeito Diego De Nadai, que deve concorrer à reeleição - Mário Antonucci.
"Não fechamos com ninguém e ainda não estamos negociando", disse.
No ninho tucano, o publicitário João Miras, que já presta serviço à agência que administra a conta de publicidade da Prefeitura, é dado como nome certo para coordenar o marketing.
http://www.oliberalnet.com.br/noticia/627F64086EB-cada_voto_vai_custar_no_minimo_r$_1316_em_americana
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