terça-feira, 1 de maio de 2012

Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político é realizado em Fortaleza

Domingo, Abril 29, 2012 Raimundo Soares Filho


Promovido pela Associação Brasileira de Consultores Políticos – ABCOP o Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político se destaca como um dos eventos mais importante sobre campanhas eleitorais no Brasil. O evento acontece a cada dois anos e este ano foi realizado em Fortaleza nos dias 27 e 28 de abril de 2012, no Hotel Oásis Atlântico localizado à beira-mar da Terra da Luz.
Quase 500 profissionais de todo o Brasil estiveram presentes, debatendo e socializando experiências com profissionais de consultoria política e ao público em geral demonstrando as técnicas modernas relacionadas à eleição.
O evento foi aberto na noite do dia 27 com a Palestra: “O espetáculo das campanhas eleitorais no Brasil”, ministrada pelo Professor Carlos Augusto Manhanelli, diretor Presidente da ABCOP que fez um relato minuncioso das últimas campanhas presidenciais apontando os erros e acerto de estratégias de cada uma.
A segunda Palestra com o título “Os Jingles eleitorais e seu efeito mnemônico” foi conduzida pelo poeta Lázaro do Piauí autor do jingle “Deixe o homem trabalhar” produzido para a campanha de reeleição do Presidente Lula.
O primeiro dia de evento foi encerrado com Coquetel com lançamento dos livros "Calendário Eleitoral 2.012: O que aprendi em 40 anos de política " de Tadeu Comerlatto e "Internet e Eleições: Bicho de sete cabeças? Usando a internet para ganhar eleições" de Carlos Manhanelli e Gil Castillo.
O segundo dia foi aberto com a Palestra “Fundamentos e estratégias de comunicação eleitoral" ministrada por Aurizio Freitas, seguido por Neyza Furgler que falou sobre “Pesquisas de opinião nas eleições municipais - Aplicação".
“O uso da internet nas campanhas municipais” foi o tema da Palestra de Gil Castillo que transcreveu a experiência vitoriosa da campanha do Presidente Barack Obama na campanha presidencial americana e mostrou como se deve fazer para vencer com o uso correto das ferramentas disponíveis na rede.
Após o Almoço o evento foi retomado Palestra “Rádio, ferramenta comunicacional nas campanhas municipais” ministrada pelo comunicador Luiz Henrique Romagnolli um dos produtores do Programa de rádio da campanha de Dilma.
O Dr. Paulo Taques ministrou excelente Palestra “O direito eleitoral e a propaganda – o que pode?” esclarecendo alguns pontos sobre a legislação em especial prestação de contas e ficha limpa.
O Congresso foi encerrado na noite de ontem (28) com a Palestra “Estratégias Eleitorais” ministrada pelo Consultor em Marketing Político e Estratégia Eleitoral Chico Santa Rita que já realizou mais de 120 trabalhos em 33 anos dedicados ao marketing político.
Chico Santa Rita mostrou na sua palestra as estratégias vitoriosas de suas campanhas e alguns erros históricos de outras campanhas de destaque nacional, citando especificamente os casos de Serra e do ex-senador Tasso Jereissati.
Na opinião do Professor Carlos Manhanelli Foi com Chico Santa Rita, em 1986, que surgiu o marketing político moderno no Brasil.
Paralelamente ao Congresso aconteceu a 9ª. Exposição de Produtos e Serviços para Campanhas Eleitorais, aonde empresas de diversos segmentos fizeram exposição de seus serviços e as novidades que trarão ao mercado político nas eleições municipais de 2012.

http://www.blogdealtaneira.com.br/2012/04/congresso-b

Um comentário:

  1. Bom Dia,

    Gostaríamos de lhe fazer uma proposta, caso tenha interesse em conhecê-la pedimos a gentileza de que entre em contato conosco pelo e-mail divulgacao@jurua.com.br.

    Atenciosamente,
    Alex Chagas
    Juruá Editora

    ResponderExcluir