Como fazer comunicação para
mandatos e gabinetes
É
impossível governar sem se comunicar. Uma administração silenciosa é tão
impopular quanto uma que não gera obras ou ações.
Assim
como um mandato parlamentar que não se comunica com seus eleitores está fadado
ao malogro.
Comunicação para o
Político é como o oxigênio que ele respira. Se parar de respirar morre.
Toda e qualquer ação
política passa pela comunicação.
Historicamente, a
comunicação governamental, é de natureza publicitária, ou seja, de divulgação
de seus atos e ações utilizando-se da propaganda para veiculação na mídia.
A partir da
conscientização dos profissionais de comunicação de que, apenas a propaganda já
não impactava a população, observa-se o incremento das atividades de Jornalismo
e Relações Públicas, para levar a mensagem até o cidadão com maior
credibilidade.
O conceito de
comunicação política vem sendo criado tendo como ponto comum a construção da
cidadania.
A comunicação, no
contexto político, vive uma verdadeira revolução na forma, conteúdo e veículos
utilizados.
A comunicação no âmbito
político, hoje é enxergada como estratégica e fundamental para qualquer cargo
político e público.
Temos que considerar o
quanto é relevante e o poder que a comunicação assume em uma democracia, e que
ela precisa se pautar por políticas e técnicas de comunicação capazes de levar,
efetivamente em conta os interesses da população.
A comunicação tem como
premissa o interesse público. Os políticos tem como obrigação prestar contas a
sociedade, pois essa é a razão de sua existência.
É preciso que os
políticos tenham em mente que tem, como compromisso maior, a comunicação por
eles gerado, diante dos altos gastos feitos com o dinheiro público.
Alias, lembrando
Margareth Thatcher “Não existe essa coisa de dinheiro público, existe apenas o
dinheiro dos pagadores de impostos”.
A democracia pressupõe
que se o serviço dos políticos são serviços públicos, a razão de sua existência
são os cidadãos e a sociedade, por isso temos que avaliar se tem se dado a
comunicação a importância que ela merece como meio de oxigenação e interlocução
entres esses atores sociais e em defesa da cidadania.
O conceito de
Comunicação Política e Pública nasce com o advento da Assessoria de Imprensa.
A Comunicação Política
nasce da necessidade da interlocução entre população e políticos, de forma que
se faça um intercambio de informações que possa levar a elucidação das ações
políticas ao público e o grau de pressão e satisfação.
A ideia central é mostrar
que o político hoje tem que conversar com a população. Apenas informar suas
ações em formato de propaganda e publicidade, já não produz efeito. A abordagem
única é a comunicação entre os entes políticos no mandato e a população de
qualquer país que queira construir e solidificar sua democracia.
A comunicação política
é ação, o imediatismo, o contato e interação que produz resultados reais em
prazos delimitados. Nos ensina Ralph Murphine
Em qualquer partido político,
organização governamental ou parlamentar, a comunicação pública e política é
peça central. Não apenas para combater momentos de crise como para orientar
públicos interno e externo, funcionários, assessorias e departamentos técnicos
sobre objetivos, filosofia da instituição ou do político, estratégias etc.
Nesses períodos de transformação
e profundas mudanças conjunturais e políticas, a comunicação é essencial. Não
se pode esperar que apenas a grande mídia comunicasse para a população os
assuntos políticos, principalmente nas pequenas e médias comunidades.
Numa sociedade
fortemente mediatizada, os líderes são o elemento central da atividade
política.
Infelizmente a maioria
dos políticos e suas assessorias, colocam a comunicação política a serviço do
político e não do cidadão. Isso se chama difusão do EGO. Fazem da comunicação
ferramenta de propaganda e não de informar que seus atos beneficiam a população
e onde está esse benefício.
A comunicação política
deve ser vista como um meio pelo qual o político promove o bem-estar e o
desenvolvimento da população.
A comunicação política
deve se ater a difundir a ação e não promover o político.
Finalizando, a
comunicação política, quando bem feita, cumpre papel importante ao contribuir
com informação correta, plural e democrática para que o cidadão possa refletir
sobre o mundo que o cerca e assim exercer a cidadania.
Como estamos vendo, a Comunicação
Política pode e deve ser usada tanto pelo executivo como pelo legislativo e
pelo Judiciário em qualquer das esferas (Municipal, Estadual ou Federal)
resumindo, em todos os cargos eletivos tanto públicos como privados.
A comunicação política é a arte
de falar aos cidadãos em seus termos e sua linguagem para envolvê-los nos
processos do governo ou em um projeto político. Atualmente, os modelos mais
eficientes de comunicação política têm tomado o cidadão como o centro da ação
política e não a figura do político como era antes.
Provamos que o modelo de
empoderamento dos cidadãos está ganhando força na maioria dos países
democráticos. Por essa razão, a comunicação política como geradora de
participação cidadã assume uma importância fundamental no avanço da democracia
na região. Nos diz Israel Navarro.
Temos que dar uma guinada na
comunicação política utilizada até hoje, onde a maioria destaca apenas as
qualidades do seu assessorado político e as especificações de obras e serviços
(quanto custou, o convenio, o esforço dos políticos, etc.).
As modernas técnicas de
comunicação política nos mostram que as pessoas não compram especificação ou
elogios, compram transformação. Não contou uma historia, não me mostrou o
beneficio, não me colocou na cena usufruindo das benesses que o serviço ou obra
vai me proporcionar, então não me interessa.
Ninguém que saber de
especificação quer sim saber da solução e onde eles estão inseridos nessa
solução. O que vou receber com essa
ação?
Contar uma historia, dizer qual
benefício o cidadão recebe e onde ele esta inserido nessa historia é a condição
de ter uma boa repercussão da notícia.
Hoje o ator principal é o
cidadão, Político deve ser apenas o coadjuvante nas histórias.
Para ilustrar o quanto a
comunicação é importante no mandato, vou contar o segredo do ovo da galinha.
Sabe por que você come ovo de
galinha e não ovo de pata?
Para quem é do interior assim
como eu, sabe que o ovo de pata é usado como remédio para anemia das crianças,
pois eles contem muito mais ferro, e vitaminas que o ovo de galinha, é maior e
se presta a fazer todas as receitas que se faz com o ovo de galinha.
Ora então porque comemos ovo de
galinha e não de pata?
Simples: a Pata bota o seu ovo no
meio de uma moita e não dá um pio sobre esse assunto,
Já a galinha bota o ovo no ninho
e canta bem alto comunicando sua obra. (cocoricó vem ver minha obra!)
Então fica claro que, embora
menor e com menos valor nutritivo, o ovo da galinha tem uma comunicação muito
mais eficiente do que o ovo de pata e, com isso, se tornou o ovo mais vendido e
consumido no mundo.
Quando o político não comunica
suas ações, acaba deixando espaço para que a oposição divulgue a sua “Versão
dos fatos” na maioria das vezes distorcida.
É preciso ocupar todos os espaços
disponíveis.
Conclusão:
“EM COMUNICAÇÃO VALE A VERSÃO, NÃO OS FATOS”. COMUNIQUE SEMPRE A SUA VERSÃO DOS
FATOS.
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