sexta-feira, 5 de abril de 2013

O MARKETING ELEITORAL NA AMÉRICA LATINA

Muito tem se falado sobre a atuação do Marketing Político - Eleitoral na América Latina, como um dos fatores de expansão deste conhecimento entre nós. O Brasil tem uma enorme responsabilidade na disseminação desta ciência, que para muitos parece nova, porem vem sendo aplicada em nosso país há muito tempo. Tomemos como exemplo o Prof. Cid Pacheco da Uferj  que começou a aplicar estas técnicas na campanha de governador em 1954 no estado de Minas Gerais. Obviamente que de lá pra cá, muita coisa se aprimorou, novas tecnologias de comunicação apareceram e se consagraram, mas somos pioneiros na América Latina, no uso de ferramentas de marketing eleitoral e somos reconhecidos por isso. Desde 1986 que sou convidado a ministrar palestras e aulas sobre marketing político em países latinos e tenho percebido que estes países acompanham e aplicam técnicas bastante próximas a nós e, tenho que admitir, até com uma certa inventividade, aplicando ações que nunca tinha pensado em aplicar, ou criando novas situações comunicacionais que até então não havia pensado, e olha que faz 39 anos que estou na área. O primeiro evento que participei, foi em Buenos Aires - Argentina pela IAPC, organismo internacional que congrega os melhores especialistas em Marketing político/eleitoral do mundo. Fui convidado a explicar o uso da TV nas campanhas eleitorais no Brasil, em apenas 10 minutos. Através de um vídeo, apresentei desde a primeira aparição televisiva com intuito eleitoral (Programa de entrevistas comandado por Jânio Quadros – Rede Record 1958) até a ultima campanha eleitoral (na época Fernando Henrique). Terminada minha exibição, o Papa da matéria Joe Napolitan (Joseph Napolitan) levantou-se e me intimou a fazer parte da IAPC. Para mim como brasileiro foi um tremendo orgulho ver aquele que comandou a campanha de John Kennedy, reconhecer o valor da palestra e fazer tal convite. Mas o mais importante de tudo foi que comecei a perceber que alem de ensinar na América latina, temos também muito que aprender com “los hermanos”.

De 05 a 07 de maio de 2005 fui para Miami nos EUA, ministrar palestra sobre “La Conquista Del Voto” no “Seminário Internacional de Estratégias Electorales” promovido pelo Centro Interamericano de Gerencia Política e fiz questão de participar na integra de todas as palestras.

Os temas foram fantásticos.  A primeira palestra foi com Mário Elgarresta, um cubano americano que tem 28 anos de experiência como consultor político e  que já desenvolveu trabalhos no México, Nicarágua, Guatemala, Panamá, Venezuela, Ecuador, Peru, Bolívia e República Dominicana, alem de participação na campanha presidencial americana “Ronald Regan 1980. Seu tema “El modelo de Mercadeo Político em las Campañas Modernas “, onde abordou: “Definições de campaña electorais, Fases de uma campaña electoral”, e tantos outros sempre tendo como mote o eleitor latino e concluindo que:” Uma campaña Ganadora Necesita: Tener um Buon Candidato, Desarrolar uma estratégia triunfadora, Organizar uma estructura eficaz de campaña, Capturar la atención del electorado com temas correctos y llegarle a la mente y al corazón, Recaudar los fondos necesarios para ganar e Trabajar duro todos los dias.  Vou descrever somente a primeira palestra, para que vejam que os temas abordados são absolutamente necessários para uma discussão séria sobre marketing eleitoral.  Neste mesmo evento tivemos ainda: Jose Luis Sanchis(campanhas Cavaco Silva, Giscard d’Estaign, Hogo Banzer, Fujimori, Fox) com o tema:”La campaña integral”, Alfredo Keller (Assessor da União dos partidos Latinoamericanos – UPLA) “Investigación Política y Estratégia”, Joaquim Pérez Rodrigues (participou de várias campanhas, entre elas a de Prefeito na cidade de Tampa) “Dirección y Gerencia de Campañas Políticas”, J.J. Rendón (campanha Carlos Andrez Peres – Rafael Caldera 1993)“Diseño de Estratégias para Campañas”, Dick Morris”(campanha Bill Clinton 1996) Estratégias Políticas Exitosas”, Alex Castellanos (Consultor do partido republicano – EUA) “Comunicando la Estratégia”, Roy Campos (Assesor de governos na Guatemala e El Salvador)“Investigación Política y Opinión Publica” e por fim Ralph Murphine (assessor de Robert Kennedy  e Mijail Gorbachov) com “Teoria de Ataque y Defensa”.

Em março de 2006 estive no curso “Estratégias Electorais” na Cidade do México ministrando aula sobre “La gerencia de uma campaña electoral” pela Universidade Ibero Americana.,  de 08 a 10 de março de 2007, estive novamente em Miami – EUA agora ministrando palestra pela Universidad de Miami no “Foro Interamericano Campanhas Presidenciales Del 2006 – Aprendiendo de las experiências. Análisis Político Electoral de las Campañas Presidenciales Del año 2006”, e de 14 a 16 de maio de 2007, estive ministrando aula master na Universidad Católica de Colômbia,em Bogotá,  no curso de Marketing e Propaganda, sobre o tema “Estratégias elecorales exitosas”, retornando agora em 17 de julho, porem não mais em Bogotá, mas sim em Barranquila, norte da Colômbia. No ano que vem, estarei ministrando aula no curso “Máster em Comunicación Política" na Universidad de Salamanca – Espanha. Em 2005 estive também ministrando curso em Angola , África do Sul e Moçambique no continente africano, pela fundação Konrad Adenauer e pelo CEFOJOR – Centro de Formação de Jornalistas Angolanos.
Desde então, todos os anos, sou convidado a ministrar aproximadamente 06 palestras, alem das aulas em torno de 08 Universidades como professor convidado e efetivo.

Estas experiências na América Latina, Europa, África e EUA, nos mostraram o quanto é importante conhecer outras culturas que se utilizam do marketing político eleitoral e quantos ensinamentos podemos adquirir.

Teremos a oportunidade de, em maio de 2.013, participar da "IV CUMBRE MUNDIAL DE COMUNICACIÓN POLÍTICA" que acontecerá em Buenos Aires - Argentina, e irá reunir em torno de 120 especialistas na área para ministrar palestras. (www.cumbre2013.com)

O Marketing Político Eleitoral transcende nossas fronteiras e surge uma oportunidade única de aprendermos com consultores vitoriosos nas suas campanhas na América Latina. Quem sabe as próximas estratégias vitoriosas das campanhas eleitorais no Brasil não estarão neste evento?

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