De 05 a 07 de maio de 2005 fui para Miami nos EUA, ministrar
palestra sobre “La Conquista Del Voto” no “Seminário Internacional de
Estratégias Electorales” promovido pelo Centro Interamericano de Gerencia
Política e fiz questão de participar na integra de todas as palestras.
Os temas foram fantásticos.
A primeira palestra foi com Mário Elgarresta, um cubano americano que
tem 28 anos de experiência como consultor político e que já desenvolveu trabalhos no México,
Nicarágua, Guatemala, Panamá, Venezuela, Ecuador, Peru, Bolívia e República
Dominicana, alem de participação na campanha presidencial americana “Ronald
Regan 1980. Seu tema “El modelo de Mercadeo Político em las Campañas Modernas
“, onde abordou: “Definições de campaña electorais, Fases de uma campaña
electoral”, e tantos outros sempre tendo como mote o eleitor latino e
concluindo que:” Uma campaña Ganadora Necesita: Tener um Buon Candidato,
Desarrolar uma estratégia triunfadora, Organizar uma estructura eficaz de
campaña, Capturar la atención del electorado com temas correctos y llegarle a
la mente y al corazón, Recaudar los fondos necesarios para ganar e Trabajar
duro todos los dias. Vou descrever
somente a primeira palestra, para que vejam que os temas abordados são
absolutamente necessários para uma discussão séria sobre marketing
eleitoral. Neste mesmo evento tivemos
ainda: Jose Luis Sanchis(campanhas Cavaco Silva, Giscard d’Estaign, Hogo
Banzer, Fujimori, Fox) com o tema:”La campaña integral”, Alfredo Keller
(Assessor da União dos partidos Latinoamericanos – UPLA) “Investigación
Política y Estratégia”, Joaquim Pérez Rodrigues (participou de várias
campanhas, entre elas a de Prefeito na cidade de Tampa) “Dirección y Gerencia
de Campañas Políticas”, J.J. Rendón (campanha Carlos Andrez Peres – Rafael
Caldera 1993)“Diseño de Estratégias para Campañas”, Dick Morris”(campanha Bill
Clinton 1996) Estratégias Políticas Exitosas”, Alex Castellanos (Consultor do
partido republicano – EUA) “Comunicando la Estratégia”, Roy Campos (Assesor de
governos na Guatemala e El Salvador)“Investigación Política y Opinión Publica”
e por fim Ralph Murphine (assessor de Robert Kennedy e Mijail Gorbachov) com “Teoria de Ataque y
Defensa”.
Em março de 2006 estive no curso “Estratégias Electorais” na
Cidade do México ministrando aula sobre “La gerencia de uma campaña electoral”
pela Universidade Ibero Americana., de
08 a 10 de março de 2007, estive novamente em Miami – EUA agora ministrando
palestra pela Universidad de Miami no “Foro Interamericano Campanhas
Presidenciales Del 2006 – Aprendiendo de las experiências. Análisis Político
Electoral de las Campañas Presidenciales Del año 2006”, e de 14 a 16 de maio de
2007, estive ministrando aula master na Universidad Católica de Colômbia,em
Bogotá, no curso de Marketing e
Propaganda, sobre o tema “Estratégias elecorales exitosas”, retornando agora em
17 de julho, porem não mais em Bogotá, mas sim em Barranquila, norte da
Colômbia. No ano que vem, estarei ministrando aula no curso “Máster em
Comunicación Política" na Universidad de Salamanca – Espanha. Em 2005 estive
também ministrando curso em Angola , África do Sul e Moçambique no continente
africano, pela fundação Konrad Adenauer e pelo CEFOJOR – Centro de Formação de
Jornalistas Angolanos.
Desde então, todos os anos, sou convidado a ministrar aproximadamente 06 palestras, alem das aulas em torno de 08 Universidades como professor convidado e efetivo.
Estas experiências na América Latina, Europa, África e EUA,
nos mostraram o quanto é importante conhecer outras culturas que se utilizam do
marketing político eleitoral e quantos ensinamentos podemos adquirir.
Teremos a oportunidade de, em maio de 2.013, participar da "IV CUMBRE MUNDIAL DE COMUNICACIÓN POLÍTICA" que acontecerá em Buenos Aires - Argentina, e irá reunir em torno de 120 especialistas na área para ministrar palestras. (www.cumbre2013.com)
O Marketing Político Eleitoral transcende nossas fronteiras
e surge uma oportunidade única de aprendermos com consultores vitoriosos nas
suas campanhas na América Latina. Quem sabe as próximas estratégias
vitoriosas das campanhas eleitorais no Brasil não estarão neste evento?
Nenhum comentário:
Postar um comentário