JORNAL O VALE - Jornal Bom dia Sorocaba – Diário de São Paulo
Filipe Manoukian
São José dos Campos
A disputa deste ano pela Prefeitura de São José dos Campos, segundo prometem os concorrentes, deverá ser pacífica e propositiva --pelo menos em um primeiro momento.
Mesmo assim, temas polêmicos que não envolvem diretamente a administração da cidade, como aborto, religião e homossexualismo, e que dizem mais respeito ao perfil dos candidatos, podem aparecer durante os embates, segundo alerta o especialista em marketing político Carlos Manhanelli.
No começo, a linha “paz e amor” deve dominar os debates entre os prefeituráveis.
O marketing do PSDB, na figura do pré-candidato Alexandre Blanco, por exemplo, vai se basear nas palavras “tradição, credibilidade e inovação”.
“Em linhas gerais, o marketing vai trabalhar o que é verdade, a tradição com renovação”, afirma Blanco.
“O PSDB, em quatro mandatos, 16 anos, tem o acúmulo de experiência, de conhecimento da máquina administrativa. É a tradição e a experiência na gestão pública, mas com a capacidade de se reciclar, renovar e ousar, trazendo ideias novas.”
O PT, por sua vez, vai apostar, segundo seu pré-candidato Carlinhos Almeida, na “transparência e sinceridade”. “Falando com franqueza aquilo que penso e só assumindo compromissos que possam sem efetivados”, disse o petista.
“Vamos mostrar que, com nossa eleição, a cidade poderá avançar, acelerar seu desenvolvimento e promover o desenvolvimento das pessoas através de programas nas áreas da educação, saúde, transporte, habitação, esportes”, continuou.
Outros candidatos.
Assim como PSDB e PT, que prometem não fazer, em nenhum momento e independentemente das ações dos adversários, uma campanha destrutiva, pensam os outros candidatos ao Paço.
“Tenho falado até para os pré-candidatos a vereador da nossa chapa para fazermos uma campanha limpa. Mesmo na hora de apontar problemas, a ideia não é atacar PSDB, e sim mostrar que temos condições de fazer melhor”, disse o pré-candidato do PP,
Alexandre da Farmácia.
Mesmo discurso tem o pré-candidato do PSB, Antonio Alwan. “Apontar defeitos e contradições não significa baixar o nível, mas mostrar que existem diferenças consideráveis na maneira de encarar os problemas do município e implantar soluções para eles.”
Pelo PV, o pré-candidato Cristiano Pinto Ferreira também diz que fará “uma campanha de ideias”. “O que for positivo do governo, vamos elogiar, e o que for negativo vamos apresentar soluções.”
O único partido a não descartar, já de início, um estilo mais agressivo é o PSTU, com o pré-candidato Antonio Donizete Ferreira, o Toninho.
“Minha campanha será para apresentar um projeto que seja de interesse da classe trabalhadora e do povo pobre. Evidentemente, não vamos esconder o que pensamos dos programas dos outros, que defendem todos as mesmas coisas.”
Toninho Ferreira, pré-candidato do PSTU
PONTO DE VISTA
'Se um bater, o outro vai reagir', afirma especialista
São José dos Campos
O especialista em marketing político Carlos Manhanelli afirmou que o discurso dos pré-candidatos a prefeito em São José segue a “cartilha da boa campanha”.
“Um bom embate é aquele de propostas, de apresentação de um plano de governo que satisfaça as carências da população”, disse Manhanelli.
“Pelo cenário de São José, a tática do PSDB tem que ser essa de mostrar o que pode fazer mais, sob o discurso ‘no rastro do que eu fiz, posso fazer mais’”, explicou.
Já do lado do PT, Manhanelli afirmou que a sigla deveria “trabalhar a imagem do partido que aparece no país, colocando mais a questão social, do progresso com a visão social, citando os exemplo do ex-presidente Lula \[Luiz Inácio Lula da Silva\] e da presidente Dilma \[Rousseff\]”.
Táticas. O especialista afirmou, no entanto, que a linha “paz e amor” é frágil.
“A campanha eleitoral começa na técnica, mas, se um candidato começa a bater, o outro também precisa reagir”, afirmou Manhanelli.
“Tudo depende do andamento da campanha. Se os argumentos programáticos não funcionam, aí vale de tudo. Como aconteceu na última disputa pela Prefeitura de São Paulo, quando houve até insinuações de que um candidato era gay”, completou.
Marketing do PSDB
Mote de campanha
Baseado nas palavras “tradição, credibilidade e inovação”
Marqueteiro
Deve ser Osair Vasconcelos, responsável pelas campanhas de Emanuel Fernandes e Eduardo Cury
Onde evoluir
O pré-candidato tucano, Alexandre Blanco, aponta que seus antecessores trouxeram desenvolvimento industrial, econômico, na área de tecnologia e de serviços a São José. “A hora, agora, é buscar qualidade de vida”, afirma Blanco
Calendário eleitoral
A partir de 6 de junho, será liberada a campanha eleitoral nas ruas e na internet
Marketing do PT
Mote de campanha
“Transparência e sinceridade”
Marqueteiro
Não definiu (ou divulgou) quem fará o marketing. O pré-candidato petista, Carlinhos Almeida, diz que não acredita em gurus do marketing
Onde evoluir
Carlinhos Almeida diz que seu plano de governo vai visar “o desenvolvimento das pessoas através de programas nas áreas da educação, saúde, transporte, habitação, esportes”
Calendário eleitoral
O período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão Ccomeça no dia 21 de agosto e perdura até o dia 4 de outubro, às vésperas do pleito
http://www.ovale.com.br/mobile/nossa-regi-o/em-s-o-jose-pre-candidatos-adotam-discurso-paz-e-amor-1.266983
http://diariosp.com.br/noticia/detalhe/24355/Pre-candidatos+adotam+discurso+'paz+e+amor'
http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/24355/Pre-candidatos+adotam+discurso+'paz+e+amor'
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