quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

BRUMADINHO O QUE NÃO ERA PARA ACONTECER





Aconteceu o que não era para acontecer.
A barragem de Brumadinho rompeu.
Mas isso era para acontecer?
Quando do acidente com a barragem de Mariana, tivemos 19 mortos e muitas vidas e comércios com enormes prejuízos, até hoje em processo para ressarcimento.
Mas, pensou a Vale e o governo de então, foram apenas 19 mortos em Mariana. O governo em exercício na época, não exigiu que as outras barragens fossem descomissionadas, , ou seja, abandonadas e tampadas para recuperação.
Precisou haver em Brumadinho a morte de mais de 300 pessoas para que o governo e a Vale tivessem o procedimento de descontinuar as barragens com esse processo de “a montante” mais perigoso, porem bem mais baratos que outros bem mais seguros, porem bem mais caros também.
Tenho ouvido muito comentaristas falar da tragédia ambiental que essa barragem de Brumadinho ocasionou.
O que temos mesmo é uma tragédia humana, pois o meio ambiente se recupera, mas quero saber como recuperar as 300 vidas que se foram. Quem irá recuperar isso?
As casas, comércios, fazendas, sítios, chácaras, pescadores e aldeias indígenas, que tinham a terra como subsistência da maioria das famílias que por lá moravam.  Quem ira recuperar?
Termino meu comentário com a frase de: Saint-Clair Mello

“Sempre que ocorre uma catástrofe natural no Brasil, ela será seguida de uma catástrofe moral, que se transformará numa catástrofe processual, que não ira apurar absolutamente nada”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário