quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ÚLTIMAS GRAVAÇÕES SECRETAS DE RICHARD NIXON NA CASA BRANCA SÃO DIVULGADAS

As 94 fitas incluem conversas com Ronald Reagan, então governador da Califórnia

A Biblioteca Presidencial de Richard Nixon divulgou nesta quarta-feira (21/08) as últimas gravações de conversas secretas do ex-presidente dos Estados Unidos durante seu período na Casa Branca.

Trata-se de um total de 94 fitas com mais de 340 horas de áudio que cobrem um período que vai desde 9 de abril de 1973 até 12 de julho desse mesmo ano e nas quais se escuta o líder falando sobre temas que vão desde a situação no Vietnã, as relações com a União Soviética e o caso Watergate.

Entre os materiais se encontra uma breve conversa telefônica que manteve com o então governador da Califórnia, Ronald Reagan, que em 1981 se transformaria no 40º presidente dos Estados Unidos.


O telefonema, feito por Reagan, aconteceu no dia 30 de abril de 1973, depois que Nixon compareceu na televisão para responder ao famoso escândalo de escutas e mostrar sua determinação para que se esclarecesse o ocorrido.


Reagan, desde Los Angeles, garantiu a Nixon que seu "coração" estava com ele por tudo o que estava passando e lhe confirmou seu apoio.

"Queria que você soubesse que está em nossas orações", disse Reagan a um agradecido Nixon.

"Isso também vai passar", afirmou Reagan para Nixon que concluiu tranquilamente com um "tudo passa".


O caso Watergate, descoberto pelo jornal The Washington Post, revelou o roubo de informação confidencial na sede do Comitê Nacional Democrata para ser utilizado pela campanha de reeleição de Nixon, que finalmente foi obrigado a renunciar à Presidência em 1974.


Richard Nixon, morto em abril de 1994, é o único dos 44 presidentes da história dos EUA que renunciou ao cargo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário