segunda-feira, 1 de junho de 2020

A MODERNA COMUNICAÇÃO POLÍTICA


Como fazer comunicação para mandatos e gabinetes
É impossível governar sem se comunicar. Uma administração silenciosa é tão impopular quanto uma que não gera obras ou ações.
Assim como um mandato parlamentar que não se comunica com seus eleitores está fadado ao malogro.
Comunicação para o Político é como o oxigênio que ele respira. Se parar de respirar morre.
Toda e qualquer ação política passa pela comunicação.
Historicamente, a comunicação governamental, é de natureza publicitária, ou seja, de divulgação de seus atos e ações utilizando-se da propaganda para veiculação na mídia.
A partir da conscientização dos profissionais de comunicação de que, apenas a propaganda já não impactava a população, observa-se o incremento das atividades de Jornalismo e Relações Públicas, para levar a mensagem até o cidadão com maior credibilidade.
O conceito de comunicação política vem sendo criado tendo como ponto comum a construção da cidadania.
A comunicação, no contexto político, vive uma verdadeira revolução na forma, conteúdo e veículos utilizados.
A comunicação no âmbito político, hoje é enxergada como estratégica e fundamental para qualquer cargo político e público.
Temos que considerar o quanto é relevante e o poder que a comunicação assume em uma democracia, e que ela precisa se pautar por políticas e técnicas de comunicação capazes de levar, efetivamente em conta os interesses da população.
A comunicação tem como premissa o interesse público. Os políticos tem como obrigação prestar contas a sociedade, pois essa é a razão de sua existência.
É preciso que os políticos tenham em mente que tem, como compromisso maior, a comunicação por eles gerado, diante dos altos gastos feitos com o dinheiro público.

Alias, lembrando Margareth Thatcher “Não existe essa coisa de dinheiro público, existe apenas o dinheiro dos pagadores de impostos”.

A democracia pressupõe que se o serviço dos políticos são serviços públicos, a razão de sua existência são os cidadãos e a sociedade, por isso temos que avaliar se tem se dado a comunicação a importância que ela merece como meio de oxigenação e interlocução entres esses atores sociais e em defesa da cidadania.
O conceito de Comunicação Política e Pública nasce com o advento da Assessoria de Imprensa.
A Comunicação Política nasce da necessidade da interlocução entre população e políticos, de forma que se faça um intercambio de informações que possa levar a elucidação das ações políticas ao público e o grau de pressão e satisfação.
A ideia central é mostrar que o político hoje tem que conversar com a população. Apenas informar suas ações em formato de propaganda e publicidade, já não produz efeito. A abordagem única é a comunicação entre os entes políticos no mandato e a população de qualquer país que queira construir e solidificar sua democracia.
A comunicação política é ação, o imediatismo, o contato e interação que produz resultados reais em prazos delimitados. Nos ensina Ralph Murphine
Em qualquer partido político, organização governamental ou parlamentar, a comunicação pública e política é peça central. Não apenas para combater momentos de crise como para orientar públicos interno e externo, funcionários, assessorias e departamentos técnicos sobre objetivos, filosofia da instituição ou do político, estratégias etc.
Nesses períodos de transformação e profundas mudanças conjunturais e políticas, a comunicação é essencial. Não se pode esperar que apenas a grande mídia comunicasse para a população os assuntos políticos, principalmente nas pequenas e médias comunidades.
Numa sociedade fortemente mediatizada, os líderes são o elemento central da atividade política.
Infelizmente a maioria dos políticos e suas assessorias, colocam a comunicação política a serviço do político e não do cidadão. Isso se chama difusão do EGO. Fazem da comunicação ferramenta de propaganda e não de informar que seus atos beneficiam a população e onde está esse benefício.
A comunicação política deve ser vista como um meio pelo qual o político promove o bem-estar e o desenvolvimento da população.
A comunicação política deve se ater a difundir a ação e não promover o político.
Finalizando, a comunicação política, quando bem feita, cumpre papel importante ao contribuir com informação correta, plural e democrática para que o cidadão possa refletir sobre o mundo que o cerca e assim exercer a cidadania.
Como estamos vendo, a Comunicação Política pode e deve ser usada tanto pelo executivo como pelo legislativo e pelo Judiciário em qualquer das esferas (Municipal, Estadual ou Federal) resumindo, em todos os cargos eletivos tanto públicos como privados.
A comunicação política é a arte de falar aos cidadãos em seus termos e sua linguagem para envolvê-los nos processos do governo ou em um projeto político. Atualmente, os modelos mais eficientes de comunicação política têm tomado o cidadão como o centro da ação política e não a figura do político como era antes.
Provamos que o modelo de empoderamento dos cidadãos está ganhando força na maioria dos países democráticos. Por essa razão, a comunicação política como geradora de participação cidadã assume uma importância fundamental no avanço da democracia na região. Nos diz Israel Navarro.
Temos que dar uma guinada na comunicação política utilizada até hoje, onde a maioria destaca apenas as qualidades do seu assessorado político e as especificações de obras e serviços (quanto custou, o convenio, o esforço dos políticos, etc.).
As modernas técnicas de comunicação política nos mostram que as pessoas não compram especificação ou elogios, compram transformação. Não contou uma historia, não me mostrou o beneficio, não me colocou na cena usufruindo das benesses que o serviço ou obra vai me proporcionar, então não me interessa.
Ninguém que saber de especificação quer sim saber da solução e onde eles estão inseridos nessa solução.  O que vou receber com essa ação?
Contar uma historia, dizer qual benefício o cidadão recebe e onde ele esta inserido nessa historia é a condição de ter uma boa repercussão da notícia.
Hoje o ator principal é o cidadão, Político deve ser apenas o coadjuvante nas histórias.
Para ilustrar o quanto a comunicação é importante no mandato, vou contar o segredo do ovo da galinha.
Sabe por que você come ovo de galinha e não ovo de pata?
Para quem é do interior assim como eu, sabe que o ovo de pata é usado como remédio para anemia das crianças, pois eles contem muito mais ferro, e vitaminas que o ovo de galinha, é maior e se presta a fazer todas as receitas que se faz com o ovo de galinha.
Ora então porque comemos ovo de galinha e não de pata?
Simples: a Pata bota o seu ovo no meio de uma moita e não dá um pio sobre esse assunto,
Já a galinha bota o ovo no ninho e canta bem alto comunicando sua obra. (cocoricó vem ver minha obra!)
Então fica claro que, embora menor e com menos valor nutritivo, o ovo da galinha tem uma comunicação muito mais eficiente do que o ovo de pata e, com isso, se tornou o ovo mais vendido e consumido no mundo.
Quando o político não comunica suas ações, acaba deixando espaço para que a oposição divulgue a sua “Versão dos fatos” na maioria das vezes distorcida.
É preciso ocupar todos os espaços disponíveis.

Conclusão: “EM COMUNICAÇÃO VALE A VERSÃO, NÃO OS FATOS”. COMUNIQUE SEMPRE A SUA VERSÃO DOS FATOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário