quinta-feira, 16 de maio de 2019

EDUCAÇÃO NO BRASIL - POLÍTICA


Em seu plano de governo, o candidato eleito para a presidência Jair Bolsonaro (PSL) diz que Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio, será prioridade em seu governo. 
Países que tiveram que se reconstruir pós-guerra, como Japão e Coréia chegaram a potencia mundial através do investimento que fizeram na educação.
Parece que os governantes no Brasil ainda não entenderam que, a única possibilidade de um país crescer é através da educação do povo.
Presidentes anteriores já se manifestaram em não financiar estudantes no exterior, como se isso fosse uma coisa dispensável para o País. Buscar conhecimento fora do país é essencial para que possamos crescer e ampliar o conhecimento.
Quanto ao corte nas universidades, antes de se anunciar uma ação dessas, deve-se saber o impacto que isso causa na administração de uma universidade e nas consequências que isso vai gerar nas pesquisas desenvolvidas por elas.
Decisões atabalhoadas, como as que estão sendo implantadas e divulgadas, sem que se tenha a real amplitude de suas consequências, desaguam em oportunidades de manifestações como as que assistimos essa semana.
É hora de o governo repensar todo o seu planejamento e sua comunicação, para que outras manifestações não aconteçam por pura falta de preparo de seus ministros e da forma que vem sendo conduzida a sua comunicação.
Termino esse comentário com uma frase de Derek Bok:
Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário