quarta-feira, 13 de março de 2019

COMUNICAÇÃO PRESIDENCIAL NO BRASIL Comunicação Política


A comunicação presidencial está nos deixando completamente tontos.
A atual comunicação Presidencial tem três vértices: o do porta-voz oficial, general Otávio Rêgo Barros, que lê comunicados, interpreta atos da administração e do presidente; o da Secretaria de Comunicação, que fala do cotidiano, que opera junto aos meios e redes tecnológicas; e a modelagem familiar, coordenada pelo filho Carlos, além do próprio presidente, que veicula mensagens quentes e polêmicas no Twitter.
Difícil manter coerência e harmonia com tantas fontes, cada qual com linha própria.
O general Barros dá o tom oficial; a Secom oferece suporte e o grupo familiar age como guerreiros em batalha.
Obviamente a comunicação familiar ganha maior audiência: causa impacto e polêmica ao transformar pai e filhos em municiadores do exército aliado.
Enquanto o general Barros tenta aparar arestas, estas são expandidas pelo próprio presidente e o filho Carlos.
O princípio essencial da comunicação – coerência – é substituído por dissonâncias. Quanto mais ruído, mais dispersão, maior distúrbio no processo, minando a credibilidade da administração.
As redes sociais se prestam bem às comunicações informais, torrente que mistura emoção com achismos, bílis com desavenças, carinhos com puxa saquismo e principalmente o uso e abuso de fake news.
Usá-las como principal meio para a comunicação oficial de um governo é misturar o público e o privado. Quando os dois territórios se bifurcam, a comunicação acaba sem rumo, desmanchando os limites da verdade.
Termino esse comentário com uma frase encontrada nos Contos Árabes.
Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.

Baseado em texto do Prof. Gaudêncio Torquato

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