quinta-feira, 2 de agosto de 2018

O CANDIDATO LULA - MARKETING POLÍTICO


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, afirmou em decisão desta quarta-feira que há uma "inelegibilidade chapada" quer dizer evidente e notória - na eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nos julgamentos no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Luiz Fux e outros ministros usam constantemente o termo "chapada"– para se referir a questões evidentes, sobre as quais não há dúvidas.

Mesmo assim, O PT fará no próximo sábado dia 4 a convenção para confirmação do nome de Lula como candidato a presidente.

Depois, o partido terá até 15 de agosto para registrar a candidatura na Justiça Eleitoral.

Só após esse período é que partidos, coligações e o Ministério Público podem questionar a candidatura.

O TSE tem um rito para julgamento dos registros de candidatura até 17 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno da eleição, em 7 de outubro.

Ao rejeitar ação apresentada, Fux ressaltou que o entendimento dele, a respeito do tema é "público e notório".

Lula está preso desde o começo de abril e cumpre pena em Curitiba em razão da condenação no caso do triplex do Guarujá, na Operação Lava Jato – ele se declara inocente.

O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, em segunda instância, por órgão colegiado, o que, pela Lei da Ficha Limpa, pode impedi-lo de disputar as eleições.

Essa questão, no entanto, precisa ser decidida pela Justiça Eleitoral.

Assim como já havia decidido a ministra Rosa Weber e o próprio Fux, o ministro afirmou na decisão que não se pode analisar a candidatura antes de um registro apresentado.

A estratégia do PT esdtá clara.

Levar a candidatura de Lula o máximo de tempo possível, fazendo com que os eleitores acreditem que ele possa sser candidato, e no ultimo prazo, efetuar a troca de candidato.

Estratégia arriscada, pois o eleitor não vai ser enganado facilmente.

Termino o comentário de hoje com uma frase de Orson Scott Card

Se os porcos pudessem votar, o homem com o balde de comida seria eleito sempre, não importa quantos porcos ele já tenha abatido no recinto ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário