segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Marketing Político - ASSIM FORAM OS PRIMEIROS 06 MESES.


ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Os primeiros 06 meses de mandato do Prefeito normalmente são uma espécie de armistício que a oposição e a população dão a nova administração. É um pacto silencioso, onde todas as forças do município apenas observam o que o novo mandatário sinaliza como estilo de administração a ser imposto.
         Este prazo termina e quem soube bem utiliza-lo conseguirá dai pra frente impor sua imagem com muito mais facilidade, do que aquele que apenas deixou o tempo passar, achando que o restante do mandato será como os primeiros 180 dias. A primeira imagem é a que fica (ou que mais fácil se trabalha).
         Agora começam as cobranças pela população e as acusações e impertinências da oposição. E não adianta chiar.
         Você se tornou uma autoridade pública, você ganhou a eleição e junto com a vitória vem toda a sua conseqüência. Tudo que você fizer, falar, der a entender ou interpretar será usado contra ou a favor de você. Você é notícia.
         Enquanto entidade pública, você será conhecido pela imagem que você passa e não por aquilo que você é ou pela sua personalidade.
         Não tenha ilusões, da mesma forma que foi utilizado na campanha eleitoral, a partir dos primeiros cento e oitenta dias, fica gritante a necessidade de planejamento, estratégia, divulgação, comunicação e principalmente das pesquisas para que possa conhecer a imagem que a população está tendo de você como administrador e não como candidato. A partir da sua candidatura você passa por três fases de maturação da imagem: a imagem pré-existente, a imagem de candidato e agora a imagem de administrador.
         A imagem de administrador começa, após os primeiros cento e oitenta dias a ser percebida pela população e contestada pela oposição, por isso é fundamental a primeira pesquisa ser efetuada neste momento. É quando o embrião da imagem de administrador começa a se mostrar, dando possibilidade de interferência na sua maturação.
         Nesta primeira pesquisa estão privilegiados todos os fatores que podem influenciar na administração e na imagem do novo administrador. Seus sucessos, seus fracassos e as expectativas, já consagradas e a consagrar, da população.
         Na realidade é necessário mais do que uma simples pesquisa. É necessário o primeiro diagnóstico da administração e da sedimentação da imagem. Você é o líder do município e por isso é necessária absoluta sintonia com os sentimentos e emoções de seu público, para que possa entende-lo e satisfaze-lo. Interpretar a pesquisa e emanar das informações obtidas um diagnostico, é o objetivo.
         Normalmente você foi eleito, se não em segundo turno, por uma minoria que gira em torno de 30% a 40% do eleitorado o que quer dizer que sua administração tem como um dos objetivos, cativar no mínimo a maioria. Plagiando Machiavel: Política é a arte de conquistar, manter e ampliar o poder. É isso que um bom diagnóstico pode proporcionar.
         Devemos lembrar que a receita para o fracasso é tentar agradar a todos. Temos que ter em mente que precisamos apenas obter o aval da maioria, para que possamos governar em paz.
         Com as informações emanadas do primeiro diagnóstico, é possível definir qual a missão de seu governo e seus objetivos principais e primordiais, fixando o rumo de sua administração para todos os que nela trabalham.
         É a partir daí que serão emanadas ações com objetivos claros e definidos: Conquistar e ampliar a boa avaliação da administração. E isso não se faz com palavras.
         Só conseguiremos vencer as barreiras com ações, jamais com argumentos. E apenas fazer as ações não basta.
         Está comprovado que fazer um bom trabalho no exercício do mandato, ou ser um executivo competente, não assegura a vitória na próxima eleição. Temos que aplicar o Marketing Pós Eleitoral, e isso não é fazer apenas as convencionais ações de publicidade de governo ou divulgar pela mídia as realizações e projetos. Temos que pensar em um projeto de poder (reeleição ou sucessão), articulado, planejado e executado.
         De nada adianta apenas pesquisas para se saber o ambiente externo, é necessário avaliar o ambiente interno também. O relacionamento entre secretários, a visão dos contratados em cargos de confiança e o pensamento e avaliação dos apoiadores políticos, em conjunto com a pesquisa de avaliação entre a população, pode transmitir todos os dados para a formulação ou reformulação da administração.
         Como já dizia Abraham Lincoln “Uma casa dividida contra si mesma não pode subsistir”.
         Os cento e oitenta primeiros dias de governo vão passar. Será a hora de saber o que está acontecendo no seu município para não ser pego de surpresa. Pesquise, procure, planeje, aja e tenha uma imagem vitoriosa.
É nessa hora que a onça vai beber água.

Prof. MS Carlos Manhanelli – Presidente da ABCOP – Associação Brasileira dos Consultores Políticos, autor de 16 livros sobre a matéria, Professor de Marketing Eleitoral e Comunicação Política na Universidade de Salamanca – Espanha, participou de 258 campanhas eleitorais no Brasil, America Latina e África, em 39 anos de profissão. Membro eleito para o Hall da Fama da revista americana “Campaigns & Elections”. Site sobre Marketing Político: www.manhanelli.com.br

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