sábado, 6 de fevereiro de 2010

NOVO LIVRO MARKETING POLÍTICO - ELEITORAL



A Equipe Manhanelli e a Editora Geração tem o prazer de convidar para o Lançamento do mais novo livro de Carlos Manhanelli (o 11º de sua carreira) - "Marketing Eleitoral - O passo a passo do nascimento de um candidato. Como organizar, formatar, redigir e apresentar um plano de Marketing Eleitoral ao seu cliente".

dia 04/03/2.010 Das 18:30hs às 21:30hs
NA LIVRARIA CULTURA DO SHOPPING VILLA LOBOS

RELEASE


Marketing Eleitoral – O passo a passo do nascimento de um candidato

Autor: Carlos Manhanelli

Formato 15,5x22,5 cms, 144 págs.

ISBN: 978-85-61501-31-0

Cód. barra: 978-85-61501-31-0

Peso: 0.2 kg.
Descrição:Este é um manual prático para orientar o consultor político-eleitoral, através de informações claras, slides, modelos e planilhas, sobre como apresentar um projeto de marketing eleitoral a um candidato a cargo eletivo em qualquer esfera, além de esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o trabalho desse tipo de consultoria.

“O homem é por natureza um animal político”
ARISTÓTELES


Este é um livro que conta com a experiência de trinta e cinco anos de profissão.
É um livro prático; deixei a teoria para os dez livros que antecederam este, no qual me atenho ao passo a passo do nascimento de um candidato.
Quando resolvi escrever esse livro, tinha em mente um manual para o consultor político eleitoral sobre como formatar, desenvolver, redigir e, principalmente, apresentar um projeto de Marketing eleitoral ao cliente. Acho que consegui.
Nos cursos que ministro em toda a América Latina, na África, em alguns países da Europa e nos EUA, percebi que muitos que acorriam a esses treinamentos não eram apenas candidatos, mas
também profissionais em busca de atualização e formas de apresentar seus projetos. E já se vão mais de três mil alunos.
Resolvi, então, colocar no papel aquilo que desenvolvi para chegar a uma boa apresentação de projeto aos meus clientes, e que tem funcionado satisfatoriamente ao longo das minhas Campanhas eleitorais e consultorias políticas, que hoje perfazem 238 projetos (Jobs).
Este é um livro manual, onde o consultor, ao final da leitura, terá em mãos um plano de Campanha eleitoral redigido e pronto para ser apresentado ao seu cliente, já em formato Power Point (PPT).
Os consultores são profissionais altamente qualificados capazes de prestar uma importante ajuda a qualquer candidato ou político em mandato, sob a forma de reavaliação de oportunidades,
estratégias e táticas, oferecendo-lhe visão de fora para dentro que auxilia a compreensão da realidade.
O duro mesmo é passar esse conhecimento para o papel e, de forma inteligível, apresentar ao cliente.
Não existe um curso para formação de consultores políticos no Brasil, por isso é mínimo o número de profissionais que estão atuando, hoje em dia, com algum tipo específico de treinamento para ser consultor político eleitoral profissional.
Ainda improvisamos jornalistas, publicitários, sociólogos, cientistas políticos, administradores de empresas e outras especialidades em marqueteiros de última hora.
O Brasil não disponibiliza cursos e treinamentos para tanto, por isso, os verdadeiros profissionais existentes no mercado (aos que chamo de “marketólogos”) formaram-se ou especializaram-se através de experiência ou no exterior, onde o mundo do marketing político/eleitoral já chegou, há muito, nas universidades, academias e na prática.
Muitos têm me procurado para saber o que é o trabalho de consultoria política eleitoral, Principalmente em campanhas eleitorais.
Questões como:
Quanto cobrar?
Como fazer o primeiro atendimento?
Como estabelecer um contrato de trabalho com o cliente?
Como desenvolver um projeto de marketing eleitoral?
Quais os questionários básicos para as pesquisas que darão
subsídios a este desenvolvimento?
Existem planilhas que possam ajudar? Quais são essas planilhas?
Como fazer um briefing do candidato cliente?
E, por fim, como apresentar um projeto de marketing eleitoral
ao cliente?
E o acompanhamento desse projeto? O que fazer?
Quanto a cobrança, faço lembrar sempre aos meus questionadores a famosa história, de autor desconhecido, sobre o professor de informática.
Um computador de uma grande empresa “deu pau” no meio de uma grande negociação e a consequência seria a perda do negócio em questão.
Convocaram todo o departamento de informática para solucionar com a máxima urgência o problema. Olha daqui, fuça dali e nada de arrumar o danado do computador (aliás, para mim a informática não é uma ciência exata).
Um dos técnicos propôs então chamar um grande professor na área, para que pudesse analisar e quem sabe solucionar o problema.
O professor chegou ao local, analisou por fora o computador, abriu a tampa traseira, pegou uma chave de fenda no seu bolso e virou meia volta em um parafuso. Pronto. O computador voltou a funcionar.
A empresa solicita então a conta, ou seja, o valor que o professor iria cobrar. O professor apresenta uma conta de dez mil reais.
O presidente da empresa fica horrorizado. “Como? Para virar um simples parafuso cobrar tudo isso! Só pago com descriminação, em nota fi scal, dos serviços prestados.”
O professor assim fez e apresentou a descriminação:
Item 1 — Desgaste da chave de fenda: R$ 0,10
Item 2 — Esforço para virar a fenda R$ 0,10
Item 3 — Atendimento in loco R$ 9,80
Item 4 — Saber qual parafuso apertar
e em que medida apertá-lo: R$9.990,00
Esse é um bom exemplo do que um consultor político eleitoral faz e para que é pago. Consultores são pagos para saber o que fazer, como fazer e quando fazer. O valor a cobrar deriva de todo
o investimento que você fez através de cursos, congressos nacionais e internacionais, textos e livros escritos, palestras assistidas e ministradas, e todo esforço na sua especialização e tempo de estudo do caso específico do cliente, para saber qual parafuso apertar e em que medida se dará esse aperto, e com isso solucionar o problema do seu cliente.
Comparo sempre o nosso trabalho ao do médico. No primeiro atendimento, o paciente faz suas queixas e passa os sintomas.
Dificilmente o médico, somente através dos sintomas, consegue estabelecer as causas e doenças existentes. Para tanto ele pede exames de laboratório condizente com os sintomas, que serão capazes de, com precisão, fornecer informações para que possa ser efetuado o diagnóstico.
Assim é o primeiro atendimento ao nosso cliente. Em uma primeira conversa, ele passa suas queixas e o que “acha” que pode ser, o que está acontecendo com sua imagem e sua campanha eleitoral.
Como todo bom médico, cabe a nós pedir os exames de laboratório, no nosso caso pesquisas qualitativas e quantitativas, para saber o que realmente se passa por dentro do paciente e fazer um diagnóstico com informações confiáveis. Esse comportamento é altamente recomendável, até mesmo para calcular os custos, pois você não sabe, antes do exame, se seu paciente irá precisar apenas de um comprimido, ou de uma operação em um grande hospital do país.
Para se chegar a um plano de marketing eleitoral, temos que nos ater às principais fases e considerar cada uma como um passo a ser dado antes do próximo.
O principal é considerar o plano de marketing o início de toda a campanha eleitoral. É um plano dinâmico que vai se amoldando, conforme transcorre o tempo e a proximidade com a data crucial: o dia da eleição.
Devemos lembrar também que a primeira pesquisa nos dará informações do que está acontecendo naquele momento. Uma previsão das próximas pesquisas deverá ser feita, em períodos significativos, para nos mostrar se as ações implementadas estão sendo eficazes, se temos que mudá-las ou adequá-las (ou seja, se o remédio está certo, se a dose é essa mesma ou se temos que adequá-la).
Para finalizar o prefácio, apresento minha versão da história do mecânico e do médico: Um publicitário está fazendo uma campanha para um sabonete, quando vê na agência um famoso técnico em marketing político. O publicitário diz:
— Ei, homem de marketing político, posso lhe fazer uma pergunta?
O técnico em marketing político, um tanto surpreso, concorda e vai até a prancheta de trabalho do publicitário. O publicitário se levanta e começa:
— Homem de marketing, veja esse trabalho: eu faço a criação, desenvolvo logotipia, cores, mudo a embalagem se preciso, mudo o perfume, a cor, o formato, coloco no mercado e todo mundo gosta e compra. Como é, então, que eu ganho tão menos que você, quando nosso trabalho é praticamente o mesmo?
O Técnico em marketing político dá um sorriso, se inclina e fala baixinho ao publicitário:
- Tenta fazer isso com o sabonete reclamando e dando palpite em tudo, não só ele, mas a esposa, filhos, cunhados, avós, assessores e demais puxa sacos.

7 comentários:

  1. Meu Mestre: Gostaria de adquirir o seu livro, mas não estou sabendo como fazê-lo. Em que livraria poderia achar qui no Rio de Janeiro? Parabéns pelo Blog. Já sou um seguidor seu! Aguardo o seu contato. Abraços. Sérgio Boechat. Meu blog - www.sergioboechat.blog.br

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  2. Professor é uma pena não estar em São Paulo... de qualquer forma parabéns!!!

    Vou correr pra adquirir mais esse livro.

    Grande abraço!

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  3. Mestre Carlos, sabedores do que quanto Você Soma e Ama - q é muito importante - a Política; nada menos desejamos que Mais Sucesso nesta Sua Mais Nova História escrita !
    *Mesmo trabalhando até um pouco + tarde ; faremo o possível para pretigiá-lo ok?

    Forte abraço.

    Augusto Souza, Ana Lúcia e Letícia Angélica
    Amigos do Carlos - e dos Galaxies também!

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  4. Se não fosse a chuva, estaria aí. Joinville só não é pior que SP. Sucesso

    benhur

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  5. meu caro estou aqui no ceará aqui tudo é demais da conta em mtk, já viu fiquei feliz por ter um instrumento abalizador , que me desculpe os marqueteiros da boa terra...

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  6. Que tal divulgar por exemplo: onde e como adquirir ese livro

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  7. O livro pode ser adquirido no endereço do lançamento que consta na noticia e tambem através da internet na página www.manhanelli.com.br

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