quinta-feira, 12 de novembro de 2015

MARKETING POLITICO - 10 DICAS SOBRE COMO NÃO FAZER UM VÍDEO BLOG POLÍTICO

Por José Antônio Donaire Benito
Tradução: Carlos Manhanelli

Não é para dizer-lhes como fazer o blog de vídeo que todo mundo gosta, mas eu gostaria de sugerir dez itens que devem ser evitados a todo custo:
 1. Se você criar categorias, evite que só tenha uma. Ter categorias não é obrigatório, mas se decidir usá-las opte por mais de uma. Se você tem 14 vídeos e apenas um rótulo ("Geral") é um pouco triste. Algumas sugestões para expandir o campo semântico pode ser "Vá , o Sr. Zapatero", "chove”,” Governo porco " "Alfaiates" ou "eu sou um entusiasta".
 2. Cuide do Áudio em um vídeo blog há duas coisas muito importantes: a imagem e o som. Se o protagonista do vídeo está falando, é ainda mais importante compreender claramente o que diz. Portanto, se o político caminha ao redor da praia e sopra um vento dos infernos, uma de duas coisas: ou reunir um protetor do microfone ou esperar um pouco para diminuir. O que não fazer é deixar o pobre homem que fala como se nada estivesse acontecendo e preencher o vídeo com as legendas de vídeo (GC).
3. Atenção com trilhas sonoras Há muitas músicas possíveis para ilustrar a atividade frenética de seu líder. Mas lembre-se que cada música tem significado. Violinos ajudam a criar uma atmosfera de mistério e orquestra crescendo em colaborar com o caráter heroico de uma cena. Então, se você optar por um clarinete com ritmo de fox, irá parecer um remake do filme  de Harold Lloyd e da cena um fragmento de filme cômico.  Importante o volume do BG. Quantos editores adoram colocar a musica tão alto que  a fala do protagonista do vídeo fica em segundo plano. Musica de fundo É DE FUNDO. (Nota do Tradutor)
 4. Permita os comentários críticos Abrir os comentários é um exercício saudável de transparência política. Mas é difícil acreditar que não há um único comentário discordante em 14 vídeos. A censura de qualquer crítica mina a credibilidade das avaliações: Ou tudo ou nada. E, a propósito, um Político que têm apenas cinco comentários em um vídeo é bastante pobre. Abra as portas do diálogo, sem medo.
5. Não prenda a câmera no rabo do gato. Não critico o caráter amador dos vídeos blogs. As imagens ligeiramente mal gravadas têm um formato ”youtube” que fornece mais verdade de que as imagens editadas. Porem,  dentro de certos limites. Se você está em um quarto e está contra a luz de uma janela, jamais fique nessa posição, porque o líder da conferência ficará com a imagem de um bruxo. Evite sacudir a câmera como se tivesse tirando uma lagartixa de sua camisa. E não grave coluna, lâmpadas, sapatos e close-ups de olhos, como se a câmera estivesse com mal de Parkinson.
6. Não acredite que o upload que você fez em 31 dias de julho seja único, isso cria uma imagem de negligência. É como se em um mês só teve tempo de visitar um bairro. Neste blog, a coisa mais importante é a consistência, a frequência e a atualização.
7. Esconda os defeitos de seu candidato. Não se trata de colocar sapatos de caminhadas ou emagrecer ou remover pixels do candidato. Tampouco é necessário que a câmara sempre procure os pontos fracos do nosso candidato. Imagine que o candidato tenha um princípio de calvície na coroa da cabeça; é melhor não abusar das tomadas aéreas que evidenciam o campo de pouso.
8. Limpe os “papagaios de pirata” da  câmara. Políticos normalmente são cercados por “papagaios de pirata”. Em alguns líderes políticos, os lambe-botas podem ter o tamanho de uma orquestra sinfônica. Portanto, recomenda-se a editar as imagens e descartar todos os toques no ombro e touceiras de caspa que invadem a tela.
9. Sempre dê um título. Os títulos de vídeo são muito úteis. Se o título é "Um elefante dançando um fandango com algumas bebidas" nós esperamos ver um elefante como Melendi fora, depois de roubar o mini-bar. E se o título é "web 2.0 Rajoy" deve ter algo como Mariano atrás de um teclado ou com um telefone na mão.
 10. Não exagere. Ser líder político implica ter uma agenda lotada, sem dúvida. Mas se a coincidência cósmica lhe tiver dado um dia em que não aja nenhum executivo nacional, conferência ou qualquer agenda, aproveite e faça mais um vídeo para seu blog. Como Leon de Aranoa disse:  segunda-feira o sol.