quarta-feira, 19 de junho de 2013

É HORA DE FALAR


 
O que está acontecendo com o Brasil, que vive manifestações até em cidades do interior, onde isso nunca aconteceu?

Na minha análise, o povo esta completamente desiludido com os governantes que passaram pelo poder.

Depois de 30 anos de ditadura, ganhamos o direito de eleger Presidente da República e sempre depositamos nossas esperanças e expectativas de vida melhor no voto.

Decepções, desilusões e constatação de que os eleitores foram enganados são sentimentos que permeiam a população.

Primeiro Collor de Melo se elegeu prometendo fazer um governo voltado para os descamisados. A primeira providencia foi meter a mão na rala poupança e dar uma banana para os descamisados e pés descalços. Nada fez para abrandar a necessidade dos mais pobres.
Vamos para as ruas e, sem derramar uma só gota de sangue, destituímos o Presidente.
Fernando Henrique e o plano real foram eleitos para manter a estabilidade da moeda. Manteve, mas sem nenhuma ação que pudesse ajudar o povo mais carente a melhorar seu “status quo”. Grandes obras, privatizações, mas o básico mesmo continuou na mesma.
Então chega o grande líder que surge das massas. Lula afirma em seu discurso eleitoral que conhece as necessidades do povo, porque as viveu na pele. Fome, falta de saúde, educação, moradia e transporte público ele saberia resolver, afinal ele passou por tudo isso. 
A população esperando e depositando suas esperanças em dias melhores no que se tem de mais necessário.
Implanta-se a bolsa família que não supre a falta de ação governamental nos serviços básicos.
O discurso de moralizar o governo cai por terra com os Zés do partido que estavam dentro do governo.
20 anos se passaram e nada das promessas serem cumpridas, por nenhum dos governantes que aqui passaram.
Dilma se elege pedindo mais tempo para fazer acontecer às medidas necessárias para que a população possa viver com o mínimo de dignidade. E nada.
A televisão e os jornais mostram durante todos os governos, pessoas morrendo em filas de hospital, sem atendimento médico, sem exames clínicos e laboratoriais, sem dignidade.
Mostram os sem teto no relento, as pessoas se espremendo em ônibus e metrôs completamente lotados, trens abarrotados e semelhantes a latas de sardinha, as escolas no interior do país sem as mínimas condições de funcionamento, sem esperanças.
Uma pequena fagulha pode acender uma grande fogueira. 
Sobem as passagens de ônibus quase que simultaneamente na maioria das cidades do Brasil. A inflação chega e mexe no bolso da “nova classe média”.  Mexerem na parte mais sensível, o bolso. A alimentação encarece a vida do cidadão.
Deságuam na cabeça da população todas as esperanças, expectativas e promessas feitas e não cumpridas.
Insatisfação é a palavra de ordem.
O Governo gastando milhões e milhões com o futebol e o pai vendo seu filho chorar de dor sem atendimento médico.
Futebol é bom, mas não resolve.
E se vai às ruas, não por R$0,20 centavos, mas pela pequena fagulha que isso representa e que pode acender a grande fogueira.
Fica a pergunta: ”foi para isso que lutamos tanto para ter a democracia e o direito de votar em Presidente?

terça-feira, 18 de junho de 2013

CURSO - ONDE O CONSULTOR DE MARKETING POLITICO PODE AJUDAR NAS ELEIÇÕES?


O QUE UM CONSULTOR PODE FAZER POR VOCE?
Contar com a orientação de um consultor em Marketing Político e Eleitoral para realizar avaliação de sua campanha eleitoral não é privilégio de candidatos que dispõe de muito dinheiro. Cada vez mais, candidatos com poucos recursos procuram profissionais especializados em Marketing Político com o objetivo de não errar na escolha de sua estratégia de campanha e na elaboração do projeto mais adequado para cada situação.

            Vários candidatos entrevistados por nós contam como relutaram antes de contratar um consultor para ajuda-los nas questões da estratégia eleitoral, pois achavam que o serviço sairia caro demais. “Fiquei realmente satisfeito com o resultado de uma simples consulta, pois consegui vislumbrar saídas para questões que rondavam há muito tempo à campanha”.Diz um dos candidatos “A relação custo-benefício foi bem favorável, visto que ele acabou sugerindo muitas idéias novas e conseguindo até baixar o custo da campanha” diz outro candidato que já utilizou os serviços de um consultor. “Agora acho que vale a pena buscar a ajuda de profissionais para qualquer ação eleitoral” enfatiza um terceiro.

            Também há soluções práticas e de baixo custo, para quem precisa apenas de algumas breves dicas para completar ou dirimir pequenas dúvidas estratégicas. A Associação Brasileira dos Consultores Políticos – ABCOP (www.abcop.com.br) que existe a 21 anos, tem em seus quadros consultores credenciados em todo o Brasil e altamente qualificados nas mais variadas especialidades que compõem o leque de ciências que interferem no processo eletivo. O cliente pode requisitar apenas algumas sugestões, sem a necessidade da elaboração de um projeto. “A pessoa liga, marca uma reunião em nosso escritório ou no local em que esta acontecendo à campanha, damos algumas idéias e fazemos um relatório dirimindo as principais dúvidas do candidato, mostrando caminhos e alternativas para o bom andamento do processo eletivo” explica Carlos Manhanelli Presidente da ABCOP e que presta consultoria eleitoral há 40 anos.

            Manhanelli diz que a maior parte dos clientes apresenta dúvidas na escolha de alternativas quanto aos canais de comunicação que possam chegar com maior impacto aos seus eleitores, a interpretação das pesquisas, alem de pedir conselhos sobre sua atuação nas mídias. “Ainda existe um preconceito de que o serviço do consultor em Marketing Político e Eleitoral é muito caro, mas a maioria dos candidatos não sabem que o profissional especializado serve para baratear os custos, já que, sem orientação, os candidatos podem contratar serviços e produtos que não correspondem ao que eles realmente necessitam”. Segundo Manhanelli, a consulta pode ser feita em qualquer caso, mas em situações mais complexas pode ser necessário realizar um projeto. É muito comum a consulta se transformar em um contrato para elaboração de um projeto. O preço, ao contrário do que muitos pensam não é tão salgado e costuma variar de acordo com a dificuldade e complexidade da campanha.

“Os candidatos tem que entender que o trabalho de um consultor especializado em campanhas eleitorais não é uma despesa a mais e sim investimento” finaliza.
 
Este mes a ABCOP estará apoiando o curso "Formação e Atualização de Consultores em Marketing Político Eleitoral que acontece em São Paulo nos dias 26 e 27 de julho de 2.013. Maiores informações no site: http://www.cursomarketingpolitico.org.br/#consultoria