sábado, 13 de abril de 2013

Curso: Internet na Comunicação Política

 
Pessoal, em 01 de junho acontece um super curso em SP: "O Uso da Internet no Mandato Executivo e Legislativo", promovido pela Manhanelli & Associados. O Programa está muito completo e bem dinâmico. Você pode conferir aqui: — com Gabriel Rossi e Gil Castillo http://www.cursomarketingpolitico.org.br/#internet

Este curso foi construido para dar base ao uso da internet nas Prefeituras e Camâras Municipais de todo o Brasil, assim como em gabinetes parlamentares. Um curso altamente prático e que leva a experiencia de dois especialistas na área: Gil Castillo trabalhando em Comunicação Política desde 1992, especializou-se em uso da internet na área política, culminando em escrever o livro "Internet Bicho de sete cabeças?" - Gabriel Rossi um dos mais importantes profissionais da área, ministra aulas na ESPM e USP e fornece entrevistas nos mais respeitados veículos e comunicação do país, alem de vasta experiencia prática no assunto.
O futuro chegou e não tem mais como fugir das ferramentas das mídias sociais.
A hora é agora.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

O MARKETING ELEITORAL NA AMÉRICA LATINA

Muito tem se falado sobre a atuação do Marketing Político - Eleitoral na América Latina, como um dos fatores de expansão deste conhecimento entre nós. O Brasil tem uma enorme responsabilidade na disseminação desta ciência, que para muitos parece nova, porem vem sendo aplicada em nosso país há muito tempo. Tomemos como exemplo o Prof. Cid Pacheco da Uferj  que começou a aplicar estas técnicas na campanha de governador em 1954 no estado de Minas Gerais. Obviamente que de lá pra cá, muita coisa se aprimorou, novas tecnologias de comunicação apareceram e se consagraram, mas somos pioneiros na América Latina, no uso de ferramentas de marketing eleitoral e somos reconhecidos por isso. Desde 1986 que sou convidado a ministrar palestras e aulas sobre marketing político em países latinos e tenho percebido que estes países acompanham e aplicam técnicas bastante próximas a nós e, tenho que admitir, até com uma certa inventividade, aplicando ações que nunca tinha pensado em aplicar, ou criando novas situações comunicacionais que até então não havia pensado, e olha que faz 39 anos que estou na área. O primeiro evento que participei, foi em Buenos Aires - Argentina pela IAPC, organismo internacional que congrega os melhores especialistas em Marketing político/eleitoral do mundo. Fui convidado a explicar o uso da TV nas campanhas eleitorais no Brasil, em apenas 10 minutos. Através de um vídeo, apresentei desde a primeira aparição televisiva com intuito eleitoral (Programa de entrevistas comandado por Jânio Quadros – Rede Record 1958) até a ultima campanha eleitoral (na época Fernando Henrique). Terminada minha exibição, o Papa da matéria Joe Napolitan (Joseph Napolitan) levantou-se e me intimou a fazer parte da IAPC. Para mim como brasileiro foi um tremendo orgulho ver aquele que comandou a campanha de John Kennedy, reconhecer o valor da palestra e fazer tal convite. Mas o mais importante de tudo foi que comecei a perceber que alem de ensinar na América latina, temos também muito que aprender com “los hermanos”.

De 05 a 07 de maio de 2005 fui para Miami nos EUA, ministrar palestra sobre “La Conquista Del Voto” no “Seminário Internacional de Estratégias Electorales” promovido pelo Centro Interamericano de Gerencia Política e fiz questão de participar na integra de todas as palestras.

Os temas foram fantásticos.  A primeira palestra foi com Mário Elgarresta, um cubano americano que tem 28 anos de experiência como consultor político e  que já desenvolveu trabalhos no México, Nicarágua, Guatemala, Panamá, Venezuela, Ecuador, Peru, Bolívia e República Dominicana, alem de participação na campanha presidencial americana “Ronald Regan 1980. Seu tema “El modelo de Mercadeo Político em las Campañas Modernas “, onde abordou: “Definições de campaña electorais, Fases de uma campaña electoral”, e tantos outros sempre tendo como mote o eleitor latino e concluindo que:” Uma campaña Ganadora Necesita: Tener um Buon Candidato, Desarrolar uma estratégia triunfadora, Organizar uma estructura eficaz de campaña, Capturar la atención del electorado com temas correctos y llegarle a la mente y al corazón, Recaudar los fondos necesarios para ganar e Trabajar duro todos los dias.  Vou descrever somente a primeira palestra, para que vejam que os temas abordados são absolutamente necessários para uma discussão séria sobre marketing eleitoral.  Neste mesmo evento tivemos ainda: Jose Luis Sanchis(campanhas Cavaco Silva, Giscard d’Estaign, Hogo Banzer, Fujimori, Fox) com o tema:”La campaña integral”, Alfredo Keller (Assessor da União dos partidos Latinoamericanos – UPLA) “Investigación Política y Estratégia”, Joaquim Pérez Rodrigues (participou de várias campanhas, entre elas a de Prefeito na cidade de Tampa) “Dirección y Gerencia de Campañas Políticas”, J.J. Rendón (campanha Carlos Andrez Peres – Rafael Caldera 1993)“Diseño de Estratégias para Campañas”, Dick Morris”(campanha Bill Clinton 1996) Estratégias Políticas Exitosas”, Alex Castellanos (Consultor do partido republicano – EUA) “Comunicando la Estratégia”, Roy Campos (Assesor de governos na Guatemala e El Salvador)“Investigación Política y Opinión Publica” e por fim Ralph Murphine (assessor de Robert Kennedy  e Mijail Gorbachov) com “Teoria de Ataque y Defensa”.

Em março de 2006 estive no curso “Estratégias Electorais” na Cidade do México ministrando aula sobre “La gerencia de uma campaña electoral” pela Universidade Ibero Americana.,  de 08 a 10 de março de 2007, estive novamente em Miami – EUA agora ministrando palestra pela Universidad de Miami no “Foro Interamericano Campanhas Presidenciales Del 2006 – Aprendiendo de las experiências. Análisis Político Electoral de las Campañas Presidenciales Del año 2006”, e de 14 a 16 de maio de 2007, estive ministrando aula master na Universidad Católica de Colômbia,em Bogotá,  no curso de Marketing e Propaganda, sobre o tema “Estratégias elecorales exitosas”, retornando agora em 17 de julho, porem não mais em Bogotá, mas sim em Barranquila, norte da Colômbia. No ano que vem, estarei ministrando aula no curso “Máster em Comunicación Política" na Universidad de Salamanca – Espanha. Em 2005 estive também ministrando curso em Angola , África do Sul e Moçambique no continente africano, pela fundação Konrad Adenauer e pelo CEFOJOR – Centro de Formação de Jornalistas Angolanos.
Desde então, todos os anos, sou convidado a ministrar aproximadamente 06 palestras, alem das aulas em torno de 08 Universidades como professor convidado e efetivo.

Estas experiências na América Latina, Europa, África e EUA, nos mostraram o quanto é importante conhecer outras culturas que se utilizam do marketing político eleitoral e quantos ensinamentos podemos adquirir.

Teremos a oportunidade de, em maio de 2.013, participar da "IV CUMBRE MUNDIAL DE COMUNICACIÓN POLÍTICA" que acontecerá em Buenos Aires - Argentina, e irá reunir em torno de 120 especialistas na área para ministrar palestras. (www.cumbre2013.com)

O Marketing Político Eleitoral transcende nossas fronteiras e surge uma oportunidade única de aprendermos com consultores vitoriosos nas suas campanhas na América Latina. Quem sabe as próximas estratégias vitoriosas das campanhas eleitorais no Brasil não estarão neste evento?

segunda-feira, 1 de abril de 2013

QUERIDOS AMIGOS


DITADURA NUNCA MAIS
 
Em abril de 2008, a Rede Globo de Televisão encerrou a mini série de Maria Adelaide, “Queridos Amigos, que retrata a saga de amigos que viveram a época da ditadura militar em nosso país.

Tristes lembranças e recordações trouxeram para pessoas que, assim como eu, militavam para o restabelecimento da democracia nesse país. Recordações tristes, resultados alegres.

Mas, alguma coisa no ar , me diz que o famoso estado de direito pelo qual tanto lutamos, está se transformando em estado totalitário de um poder constituído, e dessa vez, nem é o poder executivo, muito menos o legislativo.  Justamente o poder que deveria ser o grande arbitro das questões políticas, vem sendo usado pelos políticos e pelos seus membros, como instrumento de pressão e ameaça política, retornando a tolher  liberdades constitucionais adquiridas aos cidadãos de bem desse país, graças a nossa luta. Quando qualquer dos poderes extrapola suas funções e motivos pelo qual existem, quem perde é o resultado conseguido a tão duras penas.

O poder Judiciário deve ficar atento ao uso que os políticos vem dando a sua existência, como instrumento de pressão política aos oponentes políticos e eleitorais. Toda vez que chega perto de uma eleição, a oposição, ou a situação, que em não tendo condições de se impor através da opinião pública, apela aos tribunais no afã de conseguir que o poder judiciário, cace os direitos políticos e de liberdade de expressão de veículos de comunicação e de pessoas, que julgam sejam seus oponentes e com isso viabilizem a tomada do poder pela força judicial, o cala boca  pela censura de matérias, artigos e assuntos, o “você sabe com quem está falando”.  Atentem para o numero de processos proibindo esse ou aquele assunto na mídia.

Em alguns casos, muitos dos novos promotores e juizes iniciantes na carreira, necessitando, por vaidade ou ego, de holofotes para sua promoção pessoal, viram-se, principalmente, contra a mídia, que é hoje, sem dúvida, a maior fiscalizadora da coisa pública.

O que aconteceu em Águas de Lindóia, em 2008 e o que aconteceu com o jornal “O Estado de São Paulo”, é o caso típico do uso de uma das pilastras da democracia, sendo usado de forma arrogante, prepotente e se prestando ao papel de ser instrumento de pressão política, desvirtuando sua função existencial de arbitro e grande responsável pela democratização desse país.

O Jornal Tribuna das Águas, em 2008 foi, por ordem judicial, devidamente censurado (arrepios) por um promotor e uma juíza que, ignorando o papel da imprensa na sociedade, chega ao absurdo de proibir noticias, notas sociais, citação dos nomes e fotos de todos os vereadores da cidade (poder legislativo constituído) e do poder executivo municipal (poder executivo constituído).

O Jornal Estadão, recebe a censura nos assuntos que se referem aos processos do filho do ex-Presidente do Senado, através de ordem judicial.

A democracia exige que os três poderes convivam harmoniosamente. Uma atitude dessa, quebra o equilíbrio necessário para a existência da democracia plena.
 
Os políticos, principalmente Prefeitos, viraram alvo de promotores e juizes de primeira instancia que, arvorando-se em competentes administradores, ditam normas e condutas do executivo através de TAC's que na maioria das vezes atentam contra as proprias leis, intimidando e acuando o executivo nas suas ações constitucionais.
 
Já existe um movimento entre os deputados estaduais de São Paulo no intuito de colocar no seu lugar promotores de primeira instancia, tirando-lhes o poder de processar Prefeitos, Vereadores e demais poderes constituidos. Isso é um avanço na democracia, pois passa para um promotor de instancia superior e isento de influencia local as decisões sobre as demandas judiciais, lastreando-as apenas em documentos e provas e não em sentimentos e interesses politicos partidários locais, ou interesse em aparecer na mídia.

Estou com medo. Uma célula cancerosa em um corpo pode virar um grande tumor e, com a metástase, aniquilar o ser.

Queridos amigos, será que teremos que pegar em bandeiras e ir para as ruas novamente pedir que, antes que as instituições democráticas sejam defloradas e estupradas por um dos poderes, conservemos a democracia em sua plenitude. Afinal foi para isso que fomos torturados presos e mortos pela repressão representada por um dos poderes.

Fizemos uma nova constituição em 1988, que preserva os direitos e elucida deveres dentro do regime democrático. O artigo 220, da Constituição Federal, no capítulo dedicado à Comunicação Social, explicita que é vedado qualquer tipo de censura prévia além do inciso IX do artigo 5º que expressa claramente “é livre a expressão da atividade de comunicação, independente de censura ou licença”.

Convoco de imediato a nossa Presidenta Sra. Dilma Vana Rousseff que tão valentemente lutou pela democratização deste país, os deputados federais e estaduais, que viveram na pele as agruras da repressão, o ex - Governador Jose Serra Ex líder estudantil e Presidente da UNE e outros com a mesma história de vida, os representantes maiores do poder judiciário e todos os veículos de comunicação que foram censurados e foram obrigados a se calar por tantos anos, juntamente com os poderes politicos consituidos e legitimados pelo voto, que de imediato extirpem essa célula cancerosa que está nascendo na democracia brasileira, Por enquanto só em Águas de Lindóia e no Jornal “O Estado de São Paulo”, e em cidades de menor porte, pequena célula que se extirpada, conterá sua progressão a caminho da volta da censura e a cassação da liberdade de imprensa.

A nossa omissão resultará, inevitavelmente em metástase e ai será tarde para reclamarmos e teremos que, de novo, ir as ruas e perder queridos amigos para reconquistar o que temos hoje. 

Alea Jacta Est.,

Prof. Carlos Manhanelli

Presidente da Associação Brasileira dos Consultores Políticos

Cientista Político, Sociólogo, Jornalista, Radialista, Mestre em Comunicação Social

Credenciado em Comunicação Pública pelo IAPC – International Association Political Consultants, Professor na Universidade de Salamanca – Espanha e em mais oito Universidades de paises da América Central, América do Sul e Continente Africano.

Membro da Abracom – Associação Brasileira das Empresas de Comunicação.