domingo, 21 de fevereiro de 2010

ELEITO NA CADEIA?


Recebi um e-mal de meu amigo/irmão Dr. Paulo Taques e a partir dele, começo esse texto: Título - SERÁ? - Perguntado se Arruda ficará preso mais uma semana sem que seu pedido de liberdade seja julgado de forma definitiva, o ministro disse que o processo do governador afastado não deve ser diferenciado "Tantos outros ficaram [presos] porque esse paciente não ficaria?", questionou. "Processo para mim não tem capa, processo para mim tem conteúdo". completou Marco Aurélio Mello
Fato inusitado no Brasil. Um colarinho branco na cadeia em pleno Carnaval. Um eleito ao cargo de governador de estado na cadeia por crime de colarinho branco que foi filmado? Panetones, meias e cuecas embalados no mesmo pacote?
Até alguns anos atrás, tinha governador dando tiro em boca de desafeto e não foi preso. Agora uma filmagem de recebimento de dinheiro para compra de panetones que passa na TV, está dando cadeia. Mudou o Brasil, a justiça ou a sociedade? ou temos um quarto poder? O que passa na TV dá cadeia. O que não passa é discutível e não dá cadeia?
Preso o principal mandatário da capital federal, a repercussão na mídia foi pífia, confundiu-se com o Carnaval e com a descrença de que preso foi, preso ficará. A entrada de gente importante na cadeia e a soltura rápida, levava a conclusão que assim também seria com o Governador da Capital Brasileira. O Carnaval passou e ele continua preso.
E lá deve continuar se depender da sociedade brasileira.
A prisão de Arruda mostra que não é só nos interiores brasileiros que ainda existem resquícios da politica do toma-la-da-cá. E o que é mais absurdo, não choca a sociedade o tanto que deveria. Parece que isso é uma coisa normal em nosso país. Mário Covas lapidou uma frase que dizia: "Quem tem ética no Brasil é anormal". Mas uma coisa resta desse episódio. A impunidade, ao menos do que se tem filmado, sacramentado, passado na TV para que todos vejam, e onde não restam dúvidas, não funciona e parece ter ganho um pouco de credibilidade a justiça ou a TV. A corrupção tolerada e a falta de sanção são as razões da má fama dos políticos.
O povo constroi a democracia que quer. Estamos lapidando a nossa e a cada dia que passa ela se aperfeiçoa. "Mutatis Mutantis".

3 comentários:

  1. Será que, a partir da prisão do Arruda, finalmente os brasileiros poderão confiar nas decisões da justiça?
    Ainda fico com "um pé atrás". Temos visto tanta gente "desaparecer" após ser preso e nunca se teve notícias do que foi surrupiado dos cofres públicos... Tento acreditar.

    ResponderExcluir
  2. Para Brasília/DF não há salvação. Veja o que fala o Blog do Jor. Fernando Rodrigues da Folha.
    http://uolpolitica.blog.uol.com.br/
    Brasília fracassou
    Já existe um movimento em favor do Brasil Sem DF.
    http://brasilsemdf.ning.com/
    Merece um estudo no Marketing Político

    ResponderExcluir
  3. Mário, não vejo sentido nenhum nessa linha de pensamento.

    Por acaso o gestor de Brasília é o único a se corromper no Brasil?

    Podemos pensar até exatamente o contrário, eles deram exemplo pois o deles está preso.

    Por acaso aquele (ou aqueles) político(s) corrupto(s) da sua cidade está na cadeia?

    ResponderExcluir